Ministro Onyx Lorenzoni move ações contra senadores opositores do governo na CPI da Pandemia

Onyx Lorenzoni foi um dos indiciados pela CPI da Pandemia, em outubro, por incitação ao crime e crimes contra a humanidade

Postado em: 20-01-2022 às 09h44
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministro Onyx Lorenzoni move ações contra senadores opositores do governo na CPI da Pandemia
Onyx Lorenzoni foi um dos indiciados pela CPI da Pandemia, em outubro, por incitação ao crime e crimes contra a humanidade | Foto: Divulgação

O ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, decidiu mover ações contra cinco senadores que fizeram oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na CPI da Pandemia. O ministro enviou representações criminais à Procuradoria Geral da República com o objetivo de que os senadores sejam processados por denunciação caluniosa e abuso de autoridade.

Lorenzoni encaminhou ao Supremo Tribunal Federal ações penais contra a honra e, na justiça comum do Distrito Federal, moveu ações cíveis indenizatórias por dano moral contra o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), o vice Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o relator Renan Calheiros (MDB-AL) e ainda outros dois senadores: Simone Tebet (MDB-MS) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

A ofensiva mira alguns dos senadores que concluíram os trabalhos acusando Bolsonaro, ministros e aliados do governo de contribuírem com o avanço da pandemia de Covid-19. Segundo aliados do governo, são mais de 20 pedidos à justiça e à PGR.

Continua após a publicidade

Destes, alguns já foram apresentados, como as representações da procuradoria que foram endereçadas ao gabinete do procurador Augusto Aras, já os outros pedidos estão prontos e serão apresentados na próxima semana.

Onyx Lorenzoni foi um dos indiciados pela CPI da Pandemia, em outubro, por incitação ao crime e crimes contra a humanidade.

Veja Também