Quinta-feira, 28 de março de 2024

Governo federal exonera diretor do Inep que apoiou demissão em massa de comissionados

Além de Anderson, outros dois coordenadores-gerais do instituto também pediram para ir embora

Postado em: 25-01-2022 às 10h40
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo federal exonera diretor do Inep que apoiou demissão em massa de comissionados
Além de Anderson, outros dois coordenadores-gerais do instituto também pediram para ir embora | Foto: Divulgação

O governo federal exonerou nesta terça-feira (25/1) o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Anderson Soares Furtado Oliveira.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (25/1). Anderson era servidor de carreira do Inep, atuava no órgão desde 2013 e neste último cargo, trabalhava há 8 meses.

Em novembro de 2021, Furtado se solidarizou com os 35 funcionários que pediram demissão de cargos comissionados no Inep, às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de Anderson, outros dois coordenadores-gerais do instituto também pediram para ir embora.

Continua após a publicidade

Os trabalhadores justificaram suas saídas em razão da “fragilidade técnica e administrativa” da gestão máxima do Inep. Anderson enviou um ofício aos chefes de departamento pedindo que os servidores fossem valorizados e que fosse criado um consenso para que todos ficassem nos cargos.

A diretora de Estudos Educacionais do Ministério da Educação, Crisitina Silva Melo, foi nomeada para ocupar o cargo de Anderson.

Veja Também