Alerta fake news: vídeo em que Lula diz que “demônio está tomando conta de seu corpo” é falso

Para se proteger contra as fake news, verifique sempre as informações recebidas e certifique-se da veracidade da notícia antes de compartilhar. Na dúvida, não compartilhe. 

Postado em: 25-01-2022 às 15h01
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Alerta fake news: vídeo em que Lula diz que “demônio está tomando conta de seu corpo” é falso
Para se proteger contra as fake news, verifique sempre as informações recebidas e certifique-se da veracidade da notícia antes de compartilhar. Na dúvida, não compartilhe. | Foto: Reprodução/Internet

Desde o último sábado (22/01), circulam alguns vídeos falsos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando ter “relação com o demônio” e também que “o demônio está tomando conta dele”, a Agência Lupa identificou que em todas essas publicações a fala do petista foi alterada. 

O vídeo original, disponível no canal de Lula no YouTube, mostra todo o contexto da declaração, que não aparece na versão manipulada. Durante o vídeo original, Lula dizia que “redes sociais do bolsonarismo” estavam o acusando de ter “relação com o demônio” após receber de presente uma imagem de Xangô, divindade de religiões de matriz africana, como o candomblé.

A edição falsa que circula nas redes sociais, atribui a Lula a seguinte declaração: “Eu, ontem, quando cheguei, as mulheres jogaram pipoca em mim e me entregaram um santo. Como é que chama? Me entregaram um Xangô. Tenho relação com o demônio. Eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim.”

Continua após a publicidade

O vídeo verdadeiro mostra que Lula afirma, aos exatos 1:58:19: “Eu, ontem, quando eu cheguei, as mulheres no palco jogaram pipoca em mim e me entregaram um santo. Como é que chama? Me entregaram um Xangô e nas redes sociais do bolsonarismo eles estão dizendo que eu tenho relação com o demônio, que eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim.”

Vale lembrar que no último domingo (23), Flávio Bolsonaro postou no Facebook obviamente o vídeo editado, espalhando novamente fake news contra o ex-presidente Lula. A publicação também foi compartilhada por outros políticos bolsonaristas. 

​​

Para se proteger contra as fake news, verifique sempre as informações recebidas e certifique-se da veracidade da notícia antes de compartilhar. Na dúvida, não compartilhe. 

*Com informações do portal UOL e Agência Lupa

Veja Também