Eduardo Bolsonaro emplaca padrinho de casamento em cargo no Ministério das Comunicações

Luiz Henrique Trombetta não possui nenhuma formação ou experiência na área da Comunicação, tampouco fluência em outros idiomas

Postado em: 27-01-2022 às 09h56
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Eduardo Bolsonaro emplaca padrinho  de casamento em cargo no Ministério das Comunicações
Luiz Henrique Trombetta Barbosa não possui nenhuma formação ou experiência na área da Comunicação, tampouco fluência em outros idiomas | Foto: Reprodução

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) nomeou um padrinho de casamento em cargo de confiança no Ministério das Comunicações, chefiado pelo ministro Fábio Faria. Luiz Henrique Trombetta Barbosa era servidor de carreira do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e, agora assume como chefe de gabinete na Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi).

A Secoi é vinculada à Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) e é responsável por gerenciar o relacionamento entre o governo e formadores de opinião nacionais e internacionais, bem como divulgar programas e ações do governo.

A nomeação de Trombetta foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira (25/1). Ao Estadão, ele explicou que “vai trabalhar com o Mateus Colombo Mendes”, em referência ao chefe da Secoi e depois disse que não poderia dar mais informações. Trombetta é técnico administrativo do Ibama desde 2013 e em setembro de 2021, alcançou à Coordenação-Geral de Administração.

Continua após a publicidade

O currículo de Trombetta apresentado ao governo federal não traz nenhuma formação e/ou experiência relacionada à área da comunicação, somente na área da advocacia e da administração no poder público. Quanto à fluência em idiomas – necessária para ocupantes de cargos da comunicação e que trabalham diretamente com estrangeiros -, ele informou que possui “nível básico” de inglês e espanhol.

Essa nomeação está ligada aos reajustes das estratégias eleitorais do presidente Jair Bolsonaro (PL) que tenta a reeleição neste ano. Com Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), na liderança da campanha do pai, os planos já estão sendo colocados em práticas como o lançamento da Bolsonaro TV, um aplicativo que reúne postagens do presidente nas redes sociais.

Veja Também