TSE e Whatsapp firmam parceria para evitar disseminação de notícias falsas durante as eleições

Além disso, ficará disponível aos usuários um canal de denúncias para apontar contas suspeitas de realizar disparos em massa

Postado em: 28-01-2022 às 09h35
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: TSE e Whatsapp firmam parceria para evitar disseminação de notícias falsas durante as eleições
Além disso, ficará disponível aos usuários um canal de denúncias para apontar contas suspeitas de realizar disparos em massa | Foto: Reprodução/Internet

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, conversou com o chefe do WhatsApp, Will Cathcart, medidas para evitar fake news em massa durante as eleições deste ano. No encontro, que ocorreu na última quinta-feira (27/1), Barroso destacou que a parceria visa “minimizar desinformação e os ataques antidemocráticos”.

No encontro foi discutido o desenvolvimento do assistente virtual (chatbot) oficial do TSE para realizar a validação das informações falsas que se recebem pelo app, pois de acordo com o ministro, é preciso ter regulação e regras transparentes.

Segundo a Corte eleitoral, a medida visa auxiliar na comunicação com os usuários. Além disso a proposta “auxiliará a instituição na comunicação com os eleitores, além de facilitar o acesso a serviços da Justiça Eleitoral, como consulta ao local de votação e acesso a informações sobre candidatos”.

Continua após a publicidade

Também ficará disponível aos usuários um canal de denúncias para apontar contas de WhatsApp suspeitas de realizar disparos em massa. A ação não é permitida tanto na legislação eleitoral quanto nos Termos de Serviço do aplicativo.

“Embora algum grau de regulação estatal seja inevitável, o modelo ideal deve partir de medidas concretas e políticas das próprias plataformas. O acordo do WhatsApp com o TSE visa justamente proteger a democracia contra comportamentos inautênticos, mas sem restrição indevida ao debate público e à liberdade de expressão”, afirmou o presidente do tribunal após a reunião.

Veja Também