Vereadores se revoltam e criticam ‘amadorismo’ da prefeitura de Goiânia em grupo do WhatsApp

"Aparentemente o que esta acontecendo não é o que foi nos passado. Isso é muito sério", argumenta vereador após vídeo enviado por secretário de Comunicação onde titular afirma que a prefeitura segue "levantando dados" sobre aumento do IPTU

Postado em: 30-01-2022 às 16h36
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Vereadores se revoltam e criticam ‘amadorismo’ da prefeitura de Goiânia em grupo do WhatsApp
"Aparentemente o que esta acontecendo não é o que foi nos passado. Isso é muito sério", argumenta vereador após vídeo enviado por secretário de Comunicação onde titular afirma que a prefeitura segue "levantando dados" sobre aumento do IPTU

A tentativa de ‘acalmar’ os vereadores, por parte da Prefeitura de Goiânia, parece não ter funcionado. Conforme mostrado com exclusividade pelo jornal O Hoje, o secretário de Comunicação, Marcos Teixeira, gravou um vídeo endereçado aos parlamentares assegurando que a prefeitura está preparando uma campanha para fazer o contraponto às críticas recebidas, especialmente pelos vereadores, em relação ao aumento do IPTU.

No entanto, parte dos membros do grupo de WhatsApp da Câmara ficou, na verdade, revoltada com a justificativa para a inércia do Executivo apresentada, pelo próprio secretário, da seguinte forma: “O prefeito pediu dados, até porque os números ainda não foram fechados por dificuldades de sistema. Não se sabe ainda quantos imóveis tiveram isenção, redução, o fechamento total desses números ainda não estão prontos, devido aos sistemas que são arcaicos, tudo isso”.

Após a divulgação do vídeo no grupo, ao menos quatro vereadores se manifestaram. “Curiosamente o CTM [Código Tributário Municipal] foi aprovado em setembro de 2021 e quatro meses depois a Secretaria de Finanças ainda não tem os DADOS! DADOS QUE SÃO A MATÉRIA PRIMA MAIS BASICA PARA QUALQUER MUDANÇA DE TRIBUTAÇÃO. Se até hoje, quatro meses depois, ainda não tem dados, com base em que esses valores foram calculados?”, questionou, por exemplo, a vereadora Aava Santiago (PSDB).

Continua após a publicidade

Em uma segunda mensagem a tucana disse o seguinte: “Isso me lembra que o secretario de finanças, em sua truculencia habitual, exonerou da função o superintendente responsável pela elaboração do simulador, alegando que eles – os servidores efetivos – eram os culpados pela incompetência e covardia do paço. A exoneração ocorreu há 3 meses e o problema não foi solucionado”.

Sabrina Garcez (PSD), que foi a relatora do texto no Executivo, também falou sobre o assunto. Para ela, aparentemente, “a Sectec [Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia] não consegue entregar os dados com certeza”.

Wilian Veloso (PL) também decidiu não ficar de fora e disse que, para os vereadores, o “total estrago” em seus mandatos “já chegou”. “Dupla covardia”, acrescentou. E não para por ai. Marlon (Cidadania) não mediu esforços para disparar contra o ‘amadorismo’ demonstrado pela gestão Rogério Cruz. “Sinceramente, isso é um absurdo. Entendo que a gestão passada talvez não tenha investido em tecnologia, mas estamos falando de impactos diretos na população. Temos que ter essas informações , porque aparentemente o que está acontecendo não é o que foi nos passado. Isso é muito sério”.

Veja Também