Daniel Vilela prepara vídeos sobre obras de Maguito em Aparecida de Goiânia

Candidato a vice-governador na chapa de Caiado, Daniel Vilela defenderá legado de Maguito no município

Postado em: 03-02-2022 às 08h45
Por: Marcelo Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Daniel Vilela prepara vídeos sobre obras de Maguito em Aparecida de Goiânia
Candidato a vice-governador na chapa de Caiado, Daniel Vilela defenderá legado de Maguito no município | Foto: Reprodução

Na noite de terça-feira (1º), o pré-candidato a vice-governador e presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, se reuniu, em Aparecida de Goiânia, com mais de 20 pessoas, entre ex-secretários, ex-vereadores e demais lideranças da cidade, com o objetivo de definir uma estratégia no segundo maior colégio eleitoral do estado.

Entre as decisões tomadas, de acordo com um emedebista que participou do encontro, está a produção de vídeos, com a presença de Daniel e eventualmente algum outro líder local, mostrando obras realizadas por seu pai, Maguito Vilela, enquanto ele foi prefeito do município, de 2009 a 2016.

“A ideia é filmar todas as obras mais importantes para apresentar à população o que fizemos”, afirma um interlocutor vilelista à reportagem. “Nós que fizemos a maioria. Se o atual prefeito tiver algo para mostrar, que também o faça.”

Continua após a publicidade

Sucessor de Maguito na Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, vale contextualizar, rompeu com o presidente do MDB goiano, seu amigo pessoal, e deixou a sigla, no final de setembro do ano passado, por não aprovar a aliança com Caiado.

Mendanha ainda está em busca de um novo partido de olho em uma candidatura de oposição ao governo estadual. Caso realmente deixe o comando da cidade para concorrer ao Palácio das Esmeraldas, ele deve enfrentar um grande desafio contra seus ex-aliados na disputa pelos votos dos aparecidenses.

Reeleito com mais de 95% dos votos em 2020, o prefeito de Aparecida de Goiânia tenta usar seu desempenho nas urnas como trunfo eleitoral. O grupo ligado a Daniel, por outro lado, atribui esse resultado expressivo mais ao legado de Maguito, e não necessariamente ao mérito próprio de Mendanha, já que, à época, ainda estavam do mesmo lado.

Outras ações

A reunião de terça-feira também serviu para definir outras três linhas de frente do MDB em Aparecida de Goiânia, como aproveitar as atividades do governo, a exemplo de mutirões e obras, para reforçar a presença emedebista no município e “transformar o Daniel em fiador dessas ações”.

Além disso, o partido, de olho na ampliação do grupo, pretende identificar mais interessados em entrar no projeto que estejam em posições de destaque e dividir a atuação por segmentos da sociedade, como o evangélico, e também por bairros.

“Vamos reunir pessoas com credibilidade, trânsito e penetração junto à sociedade. Teremos uma mobilização para ouvir os pleitos da população e tocar a agenda”, declara uma pessoa próxima ao presidente do MDB goiano.

Próximos passos

Conforme apuração da reportagem, nos meses de fevereiro e março, o MDB tende a focar nas articulações das chapas para deputado estadual e federal. Convém lembrar que a janela partidária, quando os políticos podem trocar de legenda sem perda do mandato, se encerra no dia 2 de abril.

A executiva estadual do MDB deve se reunir nas próximas semanas com esse assunto em mente. O partido espera eleger três deputados federais e pelo menos quatro estaduais, mas podendo chegar a cinco ou seis.

Para a Câmara dos Deputados, as principais apostas emedebistas são Célio Silveira e Zé Mário Schreiner, que já possuem cadeira na Câmara dos Deputados e estão perto de deixar o PSDB e o DEM, respectivamente.

Outro nome cotado é o do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino. Nesse caso, assim como no de Schreiner, o governador Ronaldo Caiado (DEM/União Brasil) provavelmente terá a palavra final sobre o destino partidário desses dois aliados.

Em relação à presença do MDB no primeiro escalão do governo estadual, depois da desincompatibilização de secretários que serão candidatos, o que caminha para ocorrer só em março, a sigla alega não ter essa possibilidade como uma exigência, mas se coloca à disposição de Caiado para ajudar na construção de um secretariado com perfil mais político.

Veja Também