Bolsonaro defende renegociação de dívidas do Fies, mas diz que programa “virou negócio”

Em dezembro de 2021, Bolsonaro assinou medida provisória com regras para estudantes inadimplentes do Fies

Postado em: 07-02-2022 às 12h46
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonaro defende renegociação de dívidas do Fies, mas diz que programa “virou negócio”
Em dezembro de 2021, Bolsonaro assinou medida provisória com regras para estudantes inadimplentes do Fies | Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu nesta segunda-feira (7/2) a renegociação de dívidas de estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e afirmou que o programa “virou um negócio” ao levar à proliferação de centros universitários.

“Nós vamos, esta semana, quinta-feira, acertar aqui a regulamentação do Fies. Os 1,7 milhão de jovens que fizeram curso superior não iam pagar a conta, não têm como pagar. E daí não pode fazer negócio, fica difícil a vida deles”, iniciou Bolsonaro. “Agora, o Fies é um bom programa feito com responsabilidade. O que a esquerdalha fez? Criou um trilhão de universidades pelo Brasil. Virou negócio”, criticou no cercadinho do Palácio da Alvorada.

Em dezembro de 2021, Bolsonaro assinou medida provisória com regras para estudantes inadimplentes do Fies. Apesar de estar em vigor, a iniciativa ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para virar lei.

Continua após a publicidade

Segundo o governo, as novas regras valem para estudantes que formalizaram a contratação do Fies até o segundo semestre de 2017. O texto permite a concessão de descontos em juros e multas, além de parcelamento dos débitos.

Veja Também