Bolsonaro se torna alvo de notícia-crime após chamar assessores nordestinos de ‘pau de arara’

No documento, o advogado ressalta que a prática de xenofobia pelo presidente não é nova

Postado em: 08-02-2022 às 09h52
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonaro se torna alvo de notícia-crime após chamar assessores nordestinos de ‘pau de arara’
No documento, o advogado ressalta que a prática de xenofobia pelo presidente não é nova | Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou alvo de uma notícia-crime protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) após ter chamado dois assessores nordestinos de “pau de arara” durante live realizada na última quinta-feira (3/2).

A notícia-crime foi protocolada pelo advogado João Arnaldo Novaes, que é pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo PSOL. O pedido prevê a remoção do conteúdo das redes sociais do presidente.

Na live, Bolsonaro confundiu a origem do Padre Cícero ao comentar sobre a revogação dos decretos de luto e citou o estado de Pernambuco como procedência do religioso. O presidente então tentou confirmar a informação com assessores e, ao ficar irritado, os chamou de “pau de arara”.

Continua após a publicidade

No documento, o advogado ressalta que a prática de xenofobia pelo presidente não é nova “já que o Sr. Jair Bolsonaro costuma, sempre que possível, utilizar expressões e termos depreciativos ao se referir aos nordestinos. No ano de 2019, já no exercício da presidência da República, o presidente se referiu aos governadores do Nordeste como ‘paraíbas’”.

O advogado finaliza o documento pontuando que “a xenofobia contra os nordestinos nos últimos anos tem sido banalizada em redes sociais, inclusive por personalidades públicas, mas, em especial, a maior autoridade do país, de uma forma tão relevante e criminosa que hoje muitos xenofóbicos não fazem a menor questão de esconder seus preconceitos”.

Veja Também