Jorcelino Braga diz que portas do Patriota estão abertas para Gustavo Mendanha

Presidente do Patriota goiano aponta que a tendência é que a legenda acompanhe a candidatura de Gustavo Mendanha

Postado em: 10-02-2022 às 09h31
Por: Marcelo Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Jorcelino Braga diz que portas do Patriota estão abertas para Gustavo Mendanha
Presidente do Patriota goiano aponta que a tendência é que a legenda acompanhe a candidatura de Gustavo Mendanha | Foto: Reprodução

Se o prefeito de Aparecida de Goiânia e pré-candidato a governador, Gustavo Mendanha (sem partido), tiver interesse, as portas para ele se filiar ao Patriota estão abertas, conforme disse o presidente da legenda em Goiás e secretário-geral do diretório nacional, Jorcelino Braga, ao jornal O Hoje.

O Patriota, vale lembrar, tinha o ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot como governadoriável. A cúpula do partido insistia que ele só não seria candidato se não quisesse, e encarava essa possibilidade como uma prioridade no estado.

Darrot, no entanto, não decolou nas pesquisas de intenção de voto. Além disso, o ex-prefeito de Trindade, que tinha a disputa por uma vaga de deputado federal como alternativa, resolveu ficar de fora das próximas eleições para se dedicar aos seus negócios na iniciativa privada.

Continua após a publicidade

A reportagem apurou que, antes mesmo da desistência de Darrot, Mendanha e Braga já mantinham uma boa relação. Agora, com o partido sem um nome para concorrer ao Palácio das Esmeraldas, o caminho ficou livre para uma conversa mais específica sobre filiação.

Em relação ao possível desejo do Patriota de contar com o prefeito de Aparecida de Goiânia em seus quadros, o presidente estadual da legenda declarou que “é ele quem decide a qual partido se filiar”, mas, reafirmando que será oposição ao governador Ronaldo Caiado (DEM/União Brasil), completou: “A tendência do Patriota é acompanhar o Gustavo”.

Em outras palavras, a responsabilidade é de Mendanha, que também negocia com PL e Podemos, entre outros. Questionado se as portas do Patriota estão abertas caso prefeito de Aparecida de Goiânia escolha se filiar ao partido, Braga não titubeou e disse que sim.

Porém, sobre participar da chapa majoritária de Mendanha na eventualidade de ele estar em uma outra legenda, o presidente do Patriota em Goiás desconversou. “Participar de chapa majoritária é decisão do candidato, juntamente com o conjunto de partidos que fizerem parte da coligação.”

Na comparação com PL e Podemos, por enquanto as duas principais apostas do prefeito de Aparecida de Goiânia, o Patriota tem menos estrutura e, portanto, é menos atrativo para um candidato ao Executivo. Por outro lado, há um argumento que pode jogar a favor.

Diferentemente de PL e Podemos, que tem como pré-candidatos ao Palácio do Planalto o presidente Jair Bolsonaro e o ex-juiz Sergio Moro, respectivamente, o Patriota não está diretamente envolvido com o cenário nacional.

Assim, Mendanha não precisaria se comprometer com algum presidenciável. A sua preferência sempre foi por um nome de centro contra Bolsonaro e o ex-presidente Lula (PT). No Patriota, ele poderia até mesmo ficar neutro e não nacionalizar o seu palanque, já que a chamada terceira via não dá indícios de que tem chances de vingar.

O entorno do prefeito de Aparecida de Goiânia, que reúne pessoas com diferentes pensamentos ideológicos, avalia que a tentativa de se associar a Bolsonaro não pegou bem. Na avaliação desse grupo, ele corre o risco de perder características de um político moderno e que é adepto ao diálogo.

Há relatos de quem gostaria de votar em Mendanha para governador, mas não o faria se estivesse ao lado do atual presidente. A situação é semelhante com uma eventual aliança com a esquerda, de uma forma geral, e Lula, de uma forma específica.

Entre governistas, a demora para a definição partidária do prefeito de Aparecida de Goiânia é vista com bons olhos. Aliados de Caiado argumentam que Mendanha não aproveitou o tempo que teve desde quando deixou o MDB, no final de setembro do ano passado, e terá que tomar uma decisão às pressas. O prazo final é o dia 2 de abril.

Veja Também