Bolsonaro e parlamentares assinam acordos voltados a defesa humana e saneamento de águas na Hungria

Bolsonaro disse que considera a Hungria um grande pequeno irmão, afirmando que as duas nações têm em comum "comunhão de valores"

Postado em: 17-02-2022 às 17h04
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonaro e parlamentares assinam acordos voltados a defesa humana e saneamento de águas na Hungria
Bolsonaro disse que considera a Hungria um grande pequeno irmão, afirmando que as duas nações têm em comum "comunhão de valores" | Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou, hoje (17/2), em Budapeste, capital da Hungria, para uma breve visita oficial. Após o desembarque no aeroporto, o presidente e sua comitiva foram ao Palácio Sándor para a primeira cerimônia oficial do dia. O presidente do país, János Áder, recebeu Bolsonaro com honras militares, e em seguida os dois se reuniram.

O ministro da Defesa do Brasil, Walter Braga Netto, e seu homólogo húngaro, Tibor Benko, assinaram um memorando de entendimento sobre a cooperação no âmbito da defesa. Carlos Alberto França, chanceler brasileiro, e Péter Szijjártó, ministro das Relações Exteriores e Comércio da Hungria, também assinaram dois memorandos. Um deles para a promoção de ações humanitárias, e outro para a gestão de recursos hídricos e saneamento das águas no país.

Bolsonaro disse que considera a Hungria um grande pequeno irmão, afirmando que as duas nações têm em comum “comunhão de valores”. “Pequeno se levarmos em conta as nossas diferenças nas respectivas extensões territoriais e grande pelos valores que nós representamos, que podem ser resumidos em quatro palavras: Deus, pátria, família e liberdade”, pontuou. 

Continua após a publicidade

Em nota o Itamaraty destacou que o Brasil tem “afinidades de visões de mundo” com o país europeu. “A aproximação com a Hungria, país com o qual o Brasil mantém afinidade de visões de mundo, tem propiciado convergências na relação e em posicionamentos no plano internacional, considerando os valores comuns e a cooperação em diversas áreas”, dizia o texto. 

Por fim o chefe executivo destacou que a reunião foi útil devido à assinatura de alguns acordos e protocolos de intenções, que não foram aprofundadas com a imprensa. Jair Bolsonaro regressará ao Brasil após os compromissos em Budapeste. Assim que chegar ao Rio de Janeiro, sobrevoará a região de Petrópolis, atingida por fortes chuvas nesta semana.

Veja Também