Magul chega como interino, mas pode permanecer na Segov

Um segundo nome paira no radar da prefeitura, porém, de maneira mais tímida. Titular da pasta, Arthur Bernardes, deve deixar o posto na semana que vem

Postado em: 19-02-2022 às 08h52
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Magul chega como interino, mas pode permanecer na Segov
Um segundo nome paira no radar da prefeitura, porém, de maneira mais tímida. Titular da pasta, Arthur Bernardes, deve deixar o posto na semana que vem | Foto: reprodução

O secretário de Governo da Prefeitura de Goiânia, Arthur Bernardes, está de malas prontas. A expectativa é de que o gestor deva deixar a pasta já na próxima semana. A mudança, que foi decidida por questões estratégicas, tem movimentado os bastidores da política goianiense. Um dos principais nomes cotados para assumir definitivamente a pasta é Michel Magul, já visto como secretário interino para o lugar de Bernardes.

No entanto, ainda que de maneira mais discreta, uma segunda personalidade também foi citada pelas fontes consultadas pelo O Hoje: o ex-presidente nacional da juventude do MDB, Pablo Rezende.

A avaliação é de que Magul teria muito mais força nessa corrida, mas que Rezende não deveria ser “descartado”.  Há também um consenso importante na leitura de algumas personalidades. O de que ambos são jovens e “bons de serviço”, mas não possuem poder de articulação suficiente para o comando de uma pasta como a Segov.

Continua após a publicidade

Isso pode ser traduzido da seguinte forma: independentemente de quem sentar na cadeira, o risco de ser atropelado é enorme. “O ideal seria um nome mais robusto, alguém de peso, que saiba transitar, articular e lidar com os diferentes interesses”, avalia uma figura próxima do prefeito. 

A saída de Arthur da Segov não representa, diferentemente da visão de muitos, a ‘queda’ ou ‘abafamento’ do secretário. É fato que o remanejamento deve ajudar a apaziguar os desgastes entre o Executivo e a Câmara Municipal de Goiânia, mas Bernardes deve se manter mais perto do que se espera. Especialmente de Magul for, de fato, o escolhido.

Magul é um aliado de Bernardes. Ambos possuem um relacionamento minimamente amigável aos olhos dos bastidores. A “inexperiência” de Magul somada à proximidade com Bernardes pode representar, para alguns, a manutenção da articulação, autonomia e influência do ‘ex-secretário’ na Segov. 

A ideia de remanejamento do Arthur, segundo uma fonte do alto escalão do Paço, é estratégica e partiu diretamente do prefeito que entendeu “uma deficiência na gestão” e decidiu tornar o secretário o grande responsável pelos projetos que passam pelo Escritório de Prioridades Estratégicas, até então comandado por Fabio Cammarota.

Trajetória

Nascido na Argentina, Magul é pós-graduado em Relações Internacionais. O jovem já desempenhou a função de Gerente Especial de Atração de Investimentos, Acordos e Cooperação Bilateral e Assuntos Consulares e Diplomáticos do Gabinete de Assuntos Internacionais do Estado de Goiás

Filho de mãe libanesa e pai argentino, Magul tem boa articulação na comunidade árabe. Em dezembro, foi empossado como secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec). 

Já Pablo Rezende ocupou a presidência nacional da juventude do MDB – à época PMDB. Se destacou ao assumir posições de relevância na administração pública durante a administração do ex-presidente do Brasil, Michel Temer (MDB). Em 2018, Rezende foi um dos emedebistas que saíram em defesa da candidatura do atual governador, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Veja Também