Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Aécio: julgamento resolverá problema de interpretação

Afirmação é do ministro do STF Gilmar Mendes, que se manifestou sobre o impasse envolvendo o afastamento do senador Aécio Neves do mandato

Postado em: 10-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aécio: julgamento resolverá  problema de interpretação
Afirmação é do ministro do STF Gilmar Mendes, que se manifestou sobre o impasse envolvendo o afastamento do senador Aécio Neves do mandato

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse ontem que o julgamento de ação direta de inconstitucionalidade (ADI) que decidirá se a Corte pode aplicar medidas cautelares alternativas à prisão a parlamentares resolverá um problema de interpretação do texto constitucional. “O Senado e a Câmara se manifestaram no sentido de que o afastamento cabe a cada uma das Casas e é isso que está também no Artigo 53 da Constituição. Há um problema de interpretação que será resolvido”, disse após participar de um seminário promovido pelo Instituto de Direito Público.

O resultado do julgamento, marcado para esta quarta-feira (11), poderá ter repercussão no caso do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que foi afastado do seu mandato após decisão da Primeira Turma do STF. Os ministros também determinaram que o senador deve permanecer recolhido em casa pela noite.

A decisão da Primeira Turma ocorreu no âmbito do inquérito em que Aécio foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por ter recebido R$ 2 milhões em propina do empresário Joesley Batista, do grupo J&F, em troca de sua atuação política. O senador tucano nega as acusações, afirmando que a quantia se tratava de um empréstimo pessoal, numa operação legal.

Continua após a publicidade

Ontem, Gilmar Mendes voltou a criticar a forma como as decisões vêm sendo tomadas no STF. “O que nós devemos evitar são decisões panfletárias, populistas, que não encontram respaldo no texto constitucional. Esse é o grande risco para o sistema, porque a cada momento nós vamos produzindo uma decisão o que provoca dúvidas sobre a capacidade do tribunal de aplicar bem a Constituição”, criticou.

Na última semana, o Senado chegou a convocar sessão para analisar e reverter a decisão sobre o mandato de Aécio Neves. No entanto, os parlamentares decidiram aguardar um posicionamento do STF após a votação desta quarta-feira. Por 50 votos a 21, os senadores decidiram retomar o debate sobre o tema somente no próximo dia 17. (Abr) 

Veja Também