Janela partidária começa quinta-feira e deve alterar a composição das bancadas dos deputados

Quinta-feira começa o período da janela partidária, onde os deputados poderão trocar de partidos sem risco de perderem seus mandatos

Postado em: 02-03-2022 às 12h35
Por: Cecília Sampaio
Quinta-feira começa o período da janela partidária, onde os deputados poderão trocar de partidos sem risco de perderem seus mandatos | Foto: Reprodução

Nessa quinta feira (03/03) começa o período da Janela Partidária, no qual os deputados poderão trocar de partidos sem correr risco de perderem seus mandatos, a data final para essas mudanças é o dia 1° de abril. Esse período começa 6 meses antes das eleições e serve para que aqueles deputados que pretendem se reeleger mas com outros partidos não tenham problemas. Essa é a oportunidade para que eles se aliem ao que irá de acordo com sua postura nessas eleições.

O cenário eleitoral deve ser o principal motivo das trocas de partidos, mas tem a influência da fusão e incorporação de partidos. Desde 2019 quando a clausula barreira, que estipulou um percentual de votos válidos para que os partidos tenha direito ao funcionamento nas Câmeras legislativas, muitos partidos acabaram se incorporando a outros, como foi o caso do Republicano Progressista (PRP) ao Patriota.

Antes mesmo deste tempo 39 deputados já deixaram a legenda em que foram eleitos em 2018, número bem menor do que da legislatura passada onde 117 mudaram suas siglas no mesmo espaço de tempo. Até o momento o partido mais beneficiado foi o PL, atual partido do Presidente Bolsonaro, ele ganhou 11 deputados e perdeu apenas 1.

Continua após a publicidade

É esperado que as trocas partidárias que acontecerão durante a janela modifique a composição das bancadas da Câmera dos Deputados. Sendo reflexo disso também o fato de que haviam 30 partidos compondo-a em 2018 e hoje com a fusão, incorporação e troca de partidos o número caiu para 23.

Veja Também