“São fáceis porque são pobres”, diz Arthur do Val sobre ucranianas; internet e Podemos reagem

Poucas horas após vazamentos das falas atribuídas ao deputado estadual do Podemos por São Paulo, Arthur tem sido amplamente criticado; entenda

Postado em: 04-03-2022 às 21h17
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: “São fáceis porque são pobres”, diz Arthur do Val sobre ucranianas; internet e Podemos reagem
Poucas horas após vazamentos das falas atribuídas ao deputado estadual do Podemos por São Paulo, Arthur tem sido amplamente criticado; entenda | Foto: reprodução/Instagram

Visitando a Ucrânia com a justificativa de que iria auxiliar o país contra a invasão da Rússia, o deputado estadual Arthur do Val (Podemos/SP), conhecido como “Mamãe, Falei” pelo seu canal no YouTube, teve áudios vazados, atribuídos a seu nome, que haviam sido enviados a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL) onde ele fala que as mulheres ucranianas “são fáceis, porque são pobres”, além de diversos outros comentários machistas sobre as refugiadas.

Em trechos o parlamentar diz: “Aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”. As informações são do colunista Igor Gadelha, do portal Metropoles. Ouça o áudio:

Não foram nem três horas da divulgação do áudio para que o assunto já aparece como mais comentado no Brasil nas redes sociais, rendendo críticas da internet, inclusive de pessoas públicas e do próprio partido de Arthur.

Continua após a publicidade

O presidente do Podemos no Paraná e líder do partido no Senado, o senador Alvaro Dias cobrou uma “posição vigorosa” do partido em relação a Arthur e suas falas. A cúpula do MBL (Movimento Brasil Livre), segundo a Folha de S.Paulo, também está analisando os áudios. Em nota oficial assinada pela presidente do partido, Renata Abreu, a executiva nacional do podemos também já se posicionou. Confira na íntegra:

Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo.

Os internautas também não pouparam críticas. Confira algumas postagens na internet sobre o assunto:

A assessoria de imprensa do parlamentar disse que ele está em voo, voltando para o Brasil e que não conseguiu entrar em contato com ele. Arthur provavelmente não sabe da repercussão até este momento e a expectativa é de ele saiba nas próximas horas.

Veja Também