Paço lança site do plano diretor

Prefeitura de Goiânia quer receber também pela internet os apontamentos da população relacionados a áreas como mobilidade urbana, sustentabilidade e desenvolvimento econômico

Postado em: 17-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Paço lança site do plano diretor
Prefeitura de Goiânia quer receber também pela internet os apontamentos da população relacionados a áreas como mobilidade urbana, sustentabilidade e desenvolvimento econômico

ALLAN DAVID


A Prefeitura de Goiânia colocou ontem no ar um site novo que, segundo o Paço Municipal, pode ampliar a participação da comunidade na elaboração do projeto de revisão do Plano Diretor da Capital. Chamada de Goiânia do Futuro, a plataforma abre espaço para sugestões da população relacionadas aos temas sustentabilidade socioambiental; mobilidade, acessibilidade e transporte; gestão urbana; ordenamento territorial; desenvolvimento urbano e desenvolvimento econômico. A página pode ser acessada tanto em computadores quanto através de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

Continua após a publicidade

O prefeito Iris Rezende (PMDB) comemorou a novidade. Ele garantiu que a administração está preparada para lidar com as demandas da metrópole apontadas pelos cidadãos. “Em um ano, Goiânia vai ser exemplo de aplicação da tecnologia e de recursos públicos para todo o Brasil”, sublinhou Iris. No site, a Prefeitura menciona que os recursos tecnológicos, além do urbanismo, lazer e esporte, são considerados como novas perspectivas para a revisão do plano diretor, cuja lei atual vigora desde 2007.

A gestão Iris falar em aproveitar a revisão do plano diretor para deixar um legado ao centenário de Goiânia, a ser comemorado em 2033. No entendimento do Paço Municipal, o reposicionamento das diretrizes do município quanto a critérios, por exemplo, da mobilidade urbana, povoamento e uso do solo, pode fazer da Capital uma cidade segura e moderna. Foi o que completou o prefeito. “Com a participação da sociedade, o índice de assertividade será o mais próximo do ideal”, disse Iris.

Também o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Agenor Mariano, centrou seu discurso no legado para gerações futuras. “O que estamos tentando chegar com a revisão, talvez nossa geração não venha a usufruir, mas temos de trabalhar para as próximas”, declarou. 

Superintendente de Planejamento Urbano, Henrique Alves explicou que os seis eixos temáticos foram convencionados para munir o projeto do maior número de informações possível. “O plano está dividido em seis eixos, para construir a Goiânia do Futuro. O plano vai dar os fundamentos para alcançar o centenário em 2033 com plenitude”, comentou.


Relação com o Legislativo

No âmbito do plano diretor, o prefeito Iris Rezende também falou da relação que procura construir com a Câmara Municipal, a quem cabe analisar e votar, até o próximo dia 31 de dezembro, a proposta de revisão da lei. O Poder Legislativo já definiu cinco vereadores, inclusive o presidente Andrey Azeredo (PMDB), para integrarem uma comissão temática com essa finalidade. Outros cinco parlamentares foram escalados como suplentes naquele grupo de trabalho.

Andrey Azeredo citou que toda boa ação se origina de um bom planejamento. “E é preciso discutir os caminhos possíveis para chegarmos a um denominador. A Câmara se coloca à disposição para discutir o plano e, assim que o projeto for enviado, também vamos discutir com a população de forma clara, para construirmos uma Goiânia inovadora e moderna”, externou o vereador.

Além de membros dos Poderes Executivo e Legislativo municipal, participam da revisão da lei representantes do Estado, do setor imobiliário e dos ramos da indústria, comércio e de serviços. Audiências públicas na Câmara Municipal também estão previstas para se colocar na mesa o formato do novo plano diretor de Goiânia.

A própria lei do plano diretor e o Estatuto das Cidades preveem a revisão desta legislação, a cada dez anos. 

Veja Também