Operação da PF cumpre mandados de busca e apreensão contra deputados federais do partido de Bolsonaro

Josimar de Maranhãozinho, Bosco Costa e Pastor Gildenemir são alvo da operação que ocorre nesta sexta-feira (11)

Postado em: 11-03-2022 às 11h14
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Operação da PF cumpre mandados de busca e apreensão contra deputados federais do partido de Bolsonaro
Josimar de Maranhãozinho, Bosco Costa e Pastor Gildenemir são alvo da operação que ocorre nesta sexta-feira (11) | Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (11/3), a Policia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão em endereços ligados a três deputados federais do Partido Liberal (PL), partido do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a PF, a suspeita é de desvio de recursos de emendas parlamentares.  

Os deputados em questão são Josimar de Maranhãozinho (PL-MA), Bosco Costa (PL-SE) e Pastor Gildenemir (PL-MA). Segundo as investigações da PF, os três deputados usariam os valores desviados por Maranhãozinho envolvendo empresas de fachada.  

Maranhãozinho foi flagrado em vídeo feito pela PF manuseando maços de dinheiro em seu escritório, conforme revelado pela Revista Crusoé. Atualmente ele é formalmente pré-candidato do PL para sucessão de Flávio Dino (PSB) no governo do estado. Em inquérito da PF, ele é apontado como responsável pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Continua após a publicidade

As buscas, autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, estão sendo realizadas nas residências dos parlamentares e em escritórios políticos ligados a cada um deles. Lewandowski negou buscas nos gabinetes de parlamentares na Câmara dos Deputados.

Nas eleições de 2018, quando Maranhãozinho se tornou deputado federal, seu patrimônio declarado foi de R$ 14,5 milhões. Dez anos antes, no entanto, o parlamentar havia declarado R$ 464 mil à Justiça Eleitoral. 

Veja Também