Ao comentar sobre greve dos caminhoneiros, Bolsonaro culpa PT sobre crise dos combustíveis

Para o presidente, o PT endividou Petrobras e não investiu na construção de duas refinarias no Nordeste

Postado em: 11-03-2022 às 14h14
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Ao comentar sobre greve dos caminhoneiros, Bolsonaro culpa PT sobre crise dos combustíveis
Para o presidente, o PT endividou Petrobras e não investiu na construção de duas refinarias no Nordeste | Foto: Reprodução

Com o aumento dos combustíveis anunciado pela Petrobras, motoristas de caminhão, que transportam carros e combustíveis, dão início a uma greve, nesta sexta-feira (11/03). O comunicado divulgado ontem também foi comentado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), durante a live desta quinta-feira (10/03), que disse lamentar os valores “caros”.

Em menos de dois meses, a Petrobras anunciou novo aumento dos preços dos combustíveis e, a partir de hoje, o diesel ficou 25% e a gasolina 19% mais caro. O presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, afirma que a situação está se tornando frequente e convida os motoristas para novas manifestações.

“O que temos de ter em mente é que não parou por aí. Daqui a pouco vem mais 11% de reajuste. Como ocorreu em 2013, com as passagens de ônibus, chegou a hora de toda população protestar, pois isso vai acabar no bolso de todo consumidor. A promessa de governo do presidente Jair Bolsonaro até agora não se cumpriu. E isso não é uma pauta só dos caminhoneiros. Estamos juntos com o povo para fazer o melhor para o nosso país. O Brasil vai parar automaticamente, porque não se tem mais condições de rodar”, afirmou.

Continua após a publicidade

Para o chefe do executivo, a situação está relacionada à crise mundial. “O preço tá caro. Tem muito caminhoneiro aí que vai parar. Eu sei disso, lamento isso daí. Vai parar porque não suporta mais essa carga tributária. E é uma questão mundial. Digo a vocês que o diesel aqui agora, mesmo com tudo isso, está mais barato que nos Estados Unidos”, destacou.

Além disso, o presidente comentou sobre o projeto aprovado no Senado, que deve reduzir R$ 0,60 por litro no preço dos combustíveis e culpou a gestão do Partido dos Trabalhadores (PT) sobre a crise. “O grande problema do Brasil: entre as 10 maiores economias do mundo, a única que tem que importar derivado de petróleo é o Brasil. Ou seja, as duas refinarias que o PT ia fazer no Nordeste, mais uma aqui no Sudeste, não fez. Uma roubalheira terrível. Mais de 100 bilhões jogados fora. Então, nós dependemos da importação de diesel, de gasolina, dentre outras coisas. Se lá atrás o PT tivesse feito o seu trabalho, não tivesse endividado a Petrobras, não estaríamos em uma situação tão complicada”, completou.

Veja Também