Quinta-feira, 28 de março de 2024

“Estamos torcendo por Lula”, diz novo presidente do Chile, Gabriel Boric

Recém-empossado disse ter afinidade com petista, que é pré-candidato no Brasil

Postado em: 14-03-2022 às 18h35
Por: Augusto Diniz
Imagem Ilustrando a Notícia: “Estamos torcendo por Lula”, diz novo presidente do Chile, Gabriel Boric
Recém-empossado disse ter afinidade com petista, que é pré-candidato no Brasil | Foto: Reprodução

O recém-empossado presidente do Chile, Gabriel Boric, disse nesta segunda-feira (14/3) que tem afinidade com o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Estamos torcendo por Lula”, declarou Boric em seu primeiro encontro com a imprensa internacional, que foi realizado no Palácio de La Moneda, em Santiago.

Boric lembrou que convidou Lula para sua posse no Chile, mas o petista enviou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para representá-lo. O mesmo ocorreu com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que avisou que não iria. No lugar de Bolsonaro foi o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).

Diferente da preferência por Lula, o novo presidente chileno destacou as divergências entre o que pretende realizar no governo do país sul-americano e como atua Bolsonaro no Brasil. “É evidente que pensamos totalmente diferente do presidente Bolsonaro sobre consciência climática e direitos humanos.”

Continua após a publicidade

De acordo com Boric, é preciso aceitar a decisão feita pelos vizinhos de continente. “Mas o povo brasileiro o escolheu, e respeitamos isso.” O presidente chileno afirmou que conversou com políticos do PT e que se faz necessário “aprender com os erros cometidos”.

Prosul

O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, havia sinalizado interesse em participar do Prosul, uma entidade que uniria presidentes de direita da América do Sul em bloco. Diferente do seu antecessor, Boric afirmou que não tem interesse em fazer parte da aliança que terá Brasil, Paraguai e Colômbia. “Iniciativas de integração que se baseiam em ideologia não funcionam, como o Prosul e o Grupo de Lima.”

Veja Também