Ex-tucano, Jânio Darrot declara apoio à reeleição de Ronaldo Caiado

Além do ex-prefeito de Trindade, o atual gestor, Marden Júnior (Patriotas) também estará no projeto do governador

Postado em: 23-03-2022 às 09h09
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Ex-tucano, Jânio Darrot declara apoio à reeleição de Ronaldo Caiado
Além do ex-prefeito de Trindade, o atual gestor, Marden Júnior (Patriotas) também estará no projeto do governador | Foto: Reprodução

Surpresa! Nos corredores do Centro Administrativo de Trindade, a palavra que mais se ouvia sobre a aliança entre o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o ex-prefeito da cidade Jânio Darrot (Patriota) e o atual, Marden Junior (Patriota), era surpresa. A configuração era, até algumas semanas atrás, improvável, tendo em vista que três estiveram em lados opostos em eleições ainda recentes. 

Mas na política, tudo pode mudar em frações de segundos e nada que uma boa conversa ao pé do ouvido e em reuniões às portas fechadas não resolvam. Após se reunir com os vereadores da base no gabinete do prefeito, Caiado foi até a fazenda de Darrot, nos limites do município, onde foi recebido com faixas e abraços.  

O clima de festa abrigou ex-adversários políticos de Marden e Jânio, como o ex-prefeito emedebista e hoje vereador, Ricardo Fortunato. Este último, por sinal, apoiou o candidato de Caiado, Dr Antônio (UB) nas eleições de 2020.  Ao comentar sobre a construção da aliança o governo disse que “nada melhor que o tempo” e que a concretização se deu após o amadurecimento “na hora certa e na data certa que aconteceu essa grande junção dessas forças”. Ele apontou ainda que essa aliança ” pode ser determinante para o sucesso do projeto de 2022”.

Continua após a publicidade

Até o começo do ano, a percepção era que Marden estivesse ao lado de Gustavo Mendanha (sem partido) na disputa pelo governo estadual. Darrot chegou a ensaiar uma candidatura, também ao governo, que não decolou. A proximidade das duas gestões, especialmente nas medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, a jovialidade dos dois gestores, além  dos diversos encontros, eram os sinais dessa aliança. 

A falta de articulação de Mendanha ficou clara quando o ex-prefeito e o atual de Trindade declararam que não foram procurados em nenhum momento pelo aparecidense. Aliás, após receber Caiado, Jânio afirmou que quem viu a importância do município e do apoio do seu grupo político foi o governador.

A articulação, segundo o governador, se deu através de amigos em comum, particularmente de Leonino Caiado, primo do governador, e do advogado Marcelino Tavares. Com esse movimento, o governador se fortalece na Região Metropolitana, fechando o cerco contra um dos seus principais adversários, o prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (sem partido). Além de Trindade, Caiado agora tem o apoio do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), do prefeito de Goianira, Carlão da Fox (ex-tucano e agora no União Brasil). 

A costura, que também passou pelas mãos do atual prefeito do município, que viu na figura de Daniel Vilela (MDB) uma oportunidade de fortalecer a imagem de um governo jovem e moderno. “Aliados à juventude, aliados à uma direção que vem de Deus, por meio de pessoas mais experientes. É assim que vamos construir o Estado e a cidade que nós todos queremos e necessitamos. Trindade é Ronaldo Caiado e Daniel Vilela”, mencionando o presidente do MDB Goiás, pré-candidato a vice-governador na chapa de Caiado.

Principais lideranças abraçam a reeleição

O Patriotas, que tem Jorcelino Braga como presidente da sigla, não deve ficar neutro na disputa do Palácio das Esmeraldas, mas o comandante liberou suas principais lideranças para apoiar candidaturas que não a de Mendanha. Entre os cinco maiores figurões da legenda, três estão oficialmente no barco do governador; Marden Júnior e Romário Policarpo, que detêm mandatos, e Jânio Darrot. Colado em Mendanha sobrou apenas o presidente do partido e o deputado federal Alcides Rodrigues.

Veja Também