Bolsonaro chega a 26% da intenções de votos na pesquisa Datafolha; Lula segue na frente com 43%

Presidente tinha 22% em dezembro e petista aparecia com 48%. Instituto considera que cenário era diferente, com retirada de pré-candidatos, o que impede comparação

Postado em: 24-03-2022 às 20h06
Por: Augusto Diniz
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonaro chega a 26% da intenções de votos na pesquisa Datafolha; Lula segue na frente com 43%
Presidente tinha 22% em dezembro e petista aparecia com 48%. Instituto considera que cenário era diferente, com retirada de pré-candidatos, o que impede comparação | Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula e Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nova rodada da pesquisa Datafolha de intenção de votos mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43% do eleitorado no levantamento estimulado, quando é apresentado o nome dos pré-candidatos aos entrevistados, e o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) com 26%. Em dezembro, o instituto apontava Lula com 48% e Bolsonaro 22%.

De acordo com o Datafolha, os dados não podem ser considerados como uma sequência da mesma pesquisa pela retirada em março dos nomes do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). Mas o cenário mostra uma melhora na posição de Bolsonaro há pouco mais de seis meses das eleições de outubro.

O instituto Datafolha ouviu 2.556 eleitores em 181 cidades brasileiras entre terça (22/3) e quarta-feira (23/3). A pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08967/2022.

Continua após a publicidade

Aparecem depois de Lula com 43% e Bolsonaro com 26%, os pré-candidatos Sergio Moro (Podemos) na terceira posição com 8% das intenções de votos e Ciro Gomes (Podemos) com 6%. João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) têm 2% cada. Vera Lúcia (PSTU), Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo) aparecem com 1% cada. Leonardo Péricles (UP) não pontuou. Brancos, nulos ou preferência por ninguém somam 6%. Os eleitores que ainda não sabem em quem devem votar são 2%.

Outros cenários

O Datafolha pesquisou outros três cenários estimulados: sem o governador de São Paulo, João Doria; sem o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e a senadora Simone Tebet; e sem Doria e Leite. Apenas no terceiro cenário (sem Leite e Tebet), Lula oscila na margem de erro para 44%. Bolsonaro segue em todas as possibilidade com 26% das intenções de votos.

Na pesquisa estimulada, quando o eleitor tem que falar o nome que vier à cabeça, sem apresentação de cartela com os pré-candidatos, Bolsonaro saltou de dezembro, quando tinha 18%, para 23% agora. Já Lula oscilou negativamente dentro da margem de erro de 32% para 30%.

Segundo turno

No cenário de eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a diferença caiu oito pontos porcentuais. Em dezembro, o Datafolha apontou que o petista tinha 59% das intenções de votos e o pré-candidato a reeleição 30%. Agora, Lula aparece com 55% e Bolsonaro 34%. A vantagem está hoje nas intenções de votos em 21 pontos, antes os 29 no final do ano passado.

Pelo levantamento, a reprovação de Bolsonaro caiu de 53% em dezembro para 46%. A aprovação do presidente subiu de 22% para 25%. Quem considera o chefe do Executivo nacional regular aumentou de 24% para 28%. Segue em 1% aqueles que não sabem avaliar Bolsonaro.

Lula aparece como nome conhecido por 99% dos eleitores e Bolsonaro por 98%. 55% dos entrevistados dizem não votar em Bolsonaro de forma alguma. 37% afirmaram que rejeitam o nome do petista. João Doria aparece como o terceiro mais rejeitado, com 30%, seguido de Sergio Moro (26%), Ciro Gomes (23%), Eduardo Leite (14%), Vera Lúcia (13%), Simone Tebet, Leonardo Péricles e André Janones (12% cada). Fecha a lista da rejeição Felipe D’Ávila, com 11%. 2% dos eleitores não votaria em qualquer um dos pré-candidatos, 1% votaria em qualquer um deles e 1% não soube responder.

Veja Também