Justiça dá sinal verde para vereador Lucas Kitão deixar União Brasil

Parlamentar se viu "traído" pelo PSL que se fundiu ao DEM

Postado em: 25-03-2022 às 09h53
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Justiça dá sinal verde para vereador Lucas Kitão deixar União Brasil
Parlamentar se viu "traído" pelo PSL que se fundiu ao DEM | Foto: Reprodução

O vereador Lucas Kitão (UB) alcançou, na Justiça, o direito de migrar para um novo partido político sem prejuízo ao mandato. Isso porquê o vereador pretende disputar as eleições que se aproximam e temia, até então, que a mudança de sigla pudesse prejudicar seu mandato na Câmara Municipal. 

O pedido, protocolado em tutela de urgência, foi analisado pelo  juiz Juliano Taveira Bernardes que acatou os argumentos do vereador. Nele, o parlamentar buscou o reconhecimento da “justa causa” para desfiliação partidária do Partido Social Liberal (PSL), atualmente União Brasil (UB). A ideia é afastar uma possível perda do mandato por infidelidade partidária. 

Kitão argumentou que se filiou ao PSL em 2016 “por se identificar com a ideologia e com os programas estabelecidos no estatuto”. Mas disse que se viu “traído” pela agremiação pela qual foi eleito quando decidiu se fundir a outro partido – o Democratas (DEM).

Continua após a publicidade

O vereador lembrou que antes mesmo da fusão, por não se identificar com os novos propósitos políticos, ideológicos e também com as diretrizes do novo partido, teria encaminhado um requerimento aos órgãos de direção municipal e estadual do PSL para que aceitassem a desfiliação.

Diante da situação apresentada, o juiz entendeu que embora a fusão não seja, por si só, justa causa para a desfiliação do parlamentar, a mudança do programa partidário, por ela causada, é. Agora o vereador deve buscar uma nova sigla com o objetivo de alcançar uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Veja Também