Deputado propõe instalação de canis em penitenciárias de todo País

Animais recolhidos nas ruas receberão cuidados dos próprios detentos

Postado em: 28-03-2022 às 08h07
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Deputado propõe instalação de canis em penitenciárias de todo País
Animais recolhidos nas ruas receberão cuidados dos próprios detentos | Foto: Reprodução

Tramita pela Câmara dos Deputados, em Brasília, um projeto de lei que torna obrigatória a instalação de canis nas penitenciárias de todo País. Os canis serão destinados a animais abandonados, que deverão ser tratados pelos próprios detentos.

O texto foi protocolado no Legislativo pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) que avalia a iniciativa como uma “providência simples em que o apenado pode cumprir uma atividade laboral que ajuda na redução do estresse”. Mas não só. O parlamentar ainda acrescenta que o contato com os animais ainda “melhora a autoestima e que tem um impacto positivo para a sua saúde física e mental”. 

Em outro trecho do documento assinado pelo petista, Tatto acrescenta que essa relação ainda ajudará no desenvolvimento de habilidades afetivas, além de aumentar a capacidade de socialização dos detentos. A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Continua após a publicidade

A ideia, segundo o parlamentar autor da proposta, já funciona em duas detenções de São Paulo. Conforme divulgado pela imprensa local, os animais que chegaram até lá foram retirados das ruas pelos Centros de Controle de Zoonoses. “Entre as atividades, banho e tosa, os detentos também garantem a alimentação dos animais e limpeza das dependências do canil”, acrescenta. Todos deverão chegar aos canis castrados e vacinados. Depois de cuidados pelos detentos, a ideia é que sejam levados para feiras de adoção.

Veja Também