Jovens eleitores goianos falam da importância em votar e participar da eleição em 2022

São 35.143 eleitores entre 16 e 18 anos em Goiás já titularizados para as eleições

Postado em: 04-04-2022 às 16h03
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Jovens eleitores goianos falam da importância em votar e participar da eleição em 2022
São 35.143 eleitores entre 16 e 18 anos em Goiás já titularizados para as eleições | Foto: Arquivo Pessoal

Dos mais de 104 mil goianos com idade entre 16 e 18 anos, 33,7% já emitiram o Título de Eleitor e estão aptos a votar neste ano. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de fevereiro de 2022, são 35.143 eleitores nesta faixa etária em Goiás e a expectativa é que outros 12 mil adolescentes sejam titularizados até o dia 4 de maio, que é o prazo final para se obter o registro. São jovens que reconhecem a importância do voto e querem participar da eleição em 2022.

A estudante Maria Luísa Do Prado Nery, de 16 anos, que começou o processo para emissão do Título de Eleitor, no dia 28 de março, conta que não o fez antes, pois não sabia que podia ser online e ficou adiando. “O site é bem organizado e como somos jovens e adolescentes se torna ainda mais fácil, visto que já temos bastante experiência com a internet. É só acessar o site e colocar seus documentos que estão na carteira de identidade, além do comprovante de endereço”, conta.

Ela e outros adolescentes, como Pedro Henrique Ferreira da Silva, também de 16 anos, sabem e querem participar das eleições deste ano para exercer a cidadania e buscar um país melhor. “Por finalmente ter a idade para poder votar e também pela situação política do país, que me faz ter mais um senso de urgência. Mesmo que seja só um voto, o poder coletivo é o que conta na democracia e, por tanto, fazer a minha parte é importante”, afirma.

Continua após a publicidade

Kathrine Paulino, de 18 anos, também reforça a importância de se informar e votar com consciência nas eleições deste ano. “É muito importante os jovens estarem informados sobre a política atual para votar com consciência em alguém que vai fazer diferença no país e não ir em um candidato só por influência de terceiros”, afirma. O cientista social José Machado Pais, em entrevista ao Jornal UFG, explica como jovens mais conectados podem se tornar mais participantes da política.

“Segundo o Inquérito Ibero-Americano de Juventudes, os jovens brasileiros são os mais insatisfeitos em relação ao funcionamento da democracia. O acesso às novas tecnologias de comunicação é outra variável relevante para explicar o envolvimento dos jovens nestes movimentos. Elas oferecem aos jovens um maior acesso à informação e oportunidades de ação, promovendo a partilha e o debate de ideias, criando um sentimento subjetivo de empoderamento”, afirma.

Esta realidade também foi percebida na pesquisa O Jovem Brasileiro e o Futuro do País, da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos), que verificou que quase metade dos jovens de 18 a 34 anos (47,4%) têm buscado se informar mais sobre política. Sophia Sauthier Gomes Accorsi, de 15 anos, que faz “16 antes de outubro e já tirou o título”, conta que se informa até pelo TikTok. “Já vi vários TikToks falando desse assunto e politizando os jovens a votar aos 16 anos”, disse.

Estes adolescentes podem ser exemplo para os quase 70 mil jovens goianos que ainda não entraram no sistema TítuloNet, foram na opção “não tenho”, preencheram todos os campos indicados com dados pessoais, enviaram as quatro fotos do requerimento e, enfim, emitiram o documento. “Aquela pessoa que completa 16 anos até o dia 2 de outubro já pode fazer o pedido da primeira via do título”, destaca o chefe da Seção de Suporte ao Cadastro Eleitoral do TRE-GO, Márcio Duarte.

Vale destacar que falta apenas um mês para encerrar o prazo e que não dá para deixar “para última hora” a emissão do documento, que viabiliza a participação nas eleições deste ano. O processo é “fácil” e acessível, pois pode ser feito pela internet e que está contando com ajuda de famosos e influenciadores digitais. Diversos artistas, como Anitta, Zeca Pagodinho, Juliette, Inês Brasil, Larissa Manoela e até o ator Mark Ruffalo, participam de campanhas nas redes sociais, confira:

Veja Também