Sob condenação, Lula lidera pesquisa

Mesmo tendo sido condenado pelo a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria o primeiro turno

Postado em: 30-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Sob condenação, Lula lidera pesquisa
Mesmo tendo sido condenado pelo a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria o primeiro turno

Venceslau Pimentel

Continua após a publicidade

Mesmo tendo sido condenado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria o primeiro turno das eleições presidenciais se as eleições fossem hoje, com até 36% das intenções de voto.

Ele disputaria o segundo turno com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), que registrou 15%. É o que mostra pesquisa Ibope publicada ontem na coluna Lauro Jardim, do jornal O Globo. No cenário sem o petista, ele lidera a disputa, com 18%, empatado com a ex-senadora Marina Silva (Rede). No entanto, ela registrou 8% no cenário com o petista.

No cenário sem Lula, o apresentador de TV Luciano Huck surge na terceira colocação, com 8% das intenções de voto, e cai para 5% com o petista na disputa. Está empatado com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito paulistano João Doria, com 4%. Sem Lula, os dois tucanos registraram 7% e 5%, respectivamente.

Nos dois cenários, com ou sem o petista, o senador goiano Ronaldo Caiado (DEM) aparece com 1%, mesmo percentual alcançado pelo petista Fernando Haddad e o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, mas sem o ex-presidente no páreo. 

Na pesquisa espontânea, Lula tem 26%, Bolsonaro 9% e Marina 2%. Com 1% estão Alckmin, Doria, Dilma Rousseff (PT) e o presidente Michel Temer (PMDB), único nome do partido em todos os cenários.

Os votos nulos somam 18%, com Lula, e 28% sem ele. Não sabem, 5% e 6%. No levantamento espontâneo, 26% disseram que vão anular o voto ou votar em branco; e 30% não responderam.

A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 18 e 22, com 2.002 pessoas em todos os estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Veja Também