Quem é o novo prefeito de Aparecida de Goiânia, que assumiu com saída de Gustavo Mendanha?

Vilmar Mariano (Patriota) assumiu o cargo na noite de quinta-feira (31/3), quando Gustavo Mendanha (Patriota) renunciou ao posto para se firmar como pré-candidato a governador

Postado em: 04-04-2022 às 17h10
Por: Augusto Diniz
Imagem Ilustrando a Notícia: Quem é o novo prefeito de Aparecida de Goiânia, que assumiu com saída de Gustavo Mendanha?
Vilmar Mariano (Patriota) assumiu o cargo na noite de quinta-feira (31/3), quando Gustavo Mendanha (Patriota) renunciou ao posto para se firmar como pré-candidato a governador | Foto: Rodrigo Estrela

Na noite de quinta-feira (31/3), Gustavo Mendanha (Patriota) renunciou ao cargo de prefeito de Aparecida de Goiânia para cumprir a legislação eleitoral e se manter, a duras penas, como pré-candidato a governador de Goiás. O prazo para deixar o posto no Executivo municipal ia até o sábado (2/4), última data também para definir a filiação partidária. No lugar de Mendanha assumiu o vice-prefeito Vilmar Mariano (Patriota).

Foi no sábado que Gustavo Mendanha e seu vice-prefeito em Aparecida, agora prefeito, Vilmar Mariano, chegaram ao Patriota. Reeleito em novembro de 2020 com 95,81% dos votos, Mendanha não teve a mesma habilidade política na hora de encontrar um partido que topasse lança-lo pré-candidato ao governo. Cinco dias antes do prazo se encerrar, o PL fechou as portas com o acerto do presidente Jair Bolsonaro (PL) para que o deputado federal Vitor Hugo seja o nome escolhido em Goiás para a corrida ao Palácio das Esmeraldas.

O Republicanos, ainda de olho na vaga para concorrer ao Senado na chapa do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), também se negou a aceitar Gustavo Mendanha como filiado. A tentativa já não tinha dado certo com o PP e, uma semana antes do fim do prazo de filiações, acabou sem sucesso com o Podemos.

Continua após a publicidade

No dia 20 de janeiro, o agora prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, se filiou e assumiu a presidência estadual do Podemos já de olho na pré-candidatura de Mendanha pelo partido. Pouco mais de dois meses depois, Caiado conquistou a sigla em sua base, inclusive com a oferta da presidência do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Mariano tratou de sair da legenda e seguir o ex-prefeito de Aparecida, fosse a decisão qualquer uma.

Os dois chegaram sábado a um Patriota esvaziado, com o impedimento do presidente estadual, Jorcelino Braga, de aliança com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB). Com a entrada de Mendanha no partido, o prefeito de Trindade, Marden Jr., e o ex-prefeito Jânio Darrot deixaram a sigla. O mesmo optou por fazer o presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo. Além do Patriota, sobraram na aliança de Mendanha, por enquanto, DC e PTC.

O prefeito Vilmar Mariano, de terno, ao lado do agora ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, durante anúncio da ida ao Patriota após ter as portas fechadas no Podemos e PL | Foto: Enio Medeiros

Fiel escudeiro

Vilmar Mariano, o fiel escudeiro de Mendanha, assumiu a Prefeitura de Aparecida de Goiânia aos 55 anos. Natural de Aragoiânia, chegou ao antigo Acampamento Boa Esperança, hoje Jardim Alto Paraíso, em Aparecida, aos 9 anos. De vendedor na Região Metropolitana, Mariano se tornou vice-presidente da Associação de Moradores do Jardim Alto Paraíso em 1998.

De representante de bairro, o hoje prefeito de Aparecida virou assessor parlamentar do vereador José Macedo. Em seguida, foi eleito parlamentar da cidade em 2000, 2004 e 2008. Na gestão Maguito Vilela (MDB) no município, Vilmar Mariano assumiu o cargo de secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude. E voltou à Câmara Municipal em 2017, quando se tornou presidente da Casa até 2018.

De vice a prefeito

Dois anos depois, foi convidado por Gustavo Mendanha para se tornar candidato a vice-prefeito na chapa que disputou a reeleição em 2020. Mendanha recebeu 95,81% dos votos naquele pleito. Se tornou prefeito com a saída de Mendanha para se manter como pré-candidato a governador. Dois dias depois, se filiou ao Patriota para seguir na base do ex-prefeito de Aparecida nas eleições de outubro.

“Vamos continuar fazendo a melhor gestão, focados em oferecer sempre o melhor serviço à população. E peço dedicação de todos vocês para darmos continuidade a esse trabalho que é referência para outros estados e municípios do nosso País”, disse Vilmar Mariano ao assumir o cargo na noite de quinta-feira.

Veja Também