Lula defende aborto como questão de saúde pública e gera revolta entre bolsonaristas

O ex-presidente também lançou indiretas para Jair Bolsonaro durante debate, que aconteceu em São Paulo

Postado em: 06-04-2022 às 13h03
Por: Jennifer Neves
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula defende aborto como questão de saúde pública e gera revolta entre bolsonaristas
O ex-presidente também lançou indiretas para Jair Bolsonaro durante debate, que aconteceu em São Paulo | Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (05/04), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que toda mulher deveria ter direito ao aborto no Brasil, por se tratar de uma questão de saúde pública. Lula ainda disse que “pauta da família é muito atrasada e “autorizada por um homem que não tem moral para fazer isso”. As afirmações dadas durante um debate realizado em São Paulo, sem fazer referência direta ao atual presidente Jair Bolsonaro, gerou reações de evangélicos bolsonaristas. 

Lula ainda disse que quem mais sofre com a proibição do aborto são as mulheres pobres, sem acesso a métodos seguros. “No Brasil, as mulheres pobres morrem tentando fazer aborto, porque é poibido, o aborto é ilegal”. Em seguida, ele ressaltou que mulheres ricas podem fazer o procedimento fora do Brasil. 

Além disso, o ex-presidente afirmou que o aborto deveria ser transformado numa questão de saúde pública acessível para todos, sem ninguém ter vergonha disso. “Eu não quero ter um filho, eu vou cuidar de não ter meu filho, vou discutir com meu parceiro. O que não dá é a lei exigir que ela precisa cuidar”, declarou.

Continua após a publicidade

Lula também considerou a pauta da “família” muito atrasada no Brasil. “A sociedade evoluiu muito, os costumes evoluíram muito e precisamos ter coragem para fazer esse debate. Essa pauta da família, pauta dos valores, é uma coisa muito atrasada, e ela é autorizada por um homem que não tem moral pra fazer isso. Ele não cuidou dos filhos deles”, disse em referência a Bolsonaro, sem citar o nome.

O deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) criticou o petista. “Acredito que pela primeira vez vi o Lula de quem sempre falei! Lula para maiores”, reagiu. Já o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), disse que “Lula não está pensando em eleição num país cristão que respeita a propriedade privada”.  

A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos – DF) também se posicionou através de publicação no Instagram. “Nas próximas eleições nossas escolhas serão: vida protegida desde a concepção x morte de crianças inocentes”. A publicação de Damares foi repostada pelo senador Flavio Bolsonaro, que também é filho do presidente.

Veja Também