Jorge Kajuru é o único senador goiano a assinar pedido de abertura de CPI da corrupção no MEC

Parlamentar do Podemos está em grupo de 27 congressistas que solicitaram investigação parlamentar das suspeitas de cobrança de propina no Ministério da Educação

Postado em: 08-04-2022 às 20h07
Por: Augusto Diniz
Imagem Ilustrando a Notícia: Jorge Kajuru é o único senador goiano a assinar pedido de abertura de CPI da corrupção no MEC
Parlamentar do Podemos está em grupo de 27 congressistas que solicitaram investigação parlamentar das suspeitas de cobrança de propina no Ministério da Educação | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), anunciou nesta sexta-feira (8/4) que conseguiu as 27 assinaturas necessárias para solicitar a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a suspeita de corrupção no Ministério da Educação (MEC) durante a gestão do ex-ministro pastor Milton Ribeiro. Entre os parlamentares que assinaram o pedido, apenas um representante de Goiás aparece na lista: o senador Jorge Kajuru (Podemos).

Desde o dia 28 de março, quando Milton Ribeiro pediu demissão do MEC, a oposição no Senado se articula para reunir o mínimo de assinaturas para garantir a abertura da CPI. Randolfe explicou que a comissão deve durar 90 dias, com 11 membros titulares e 11 suplentes, para investigar a atuação dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos em uma espécie de gabinete paralelo no Ministério da Educação, supostamente com o aval do presidente Jair Bolsonaro (PL), com a suposta cobrança de propina de prefeitos para liberar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com o Portal da Transparência, o orçamento do FNDE para 2022 está previsto em R$ 64,78 bilhões para despesas, com R$ 14,04 bilhões dos gastos já executados nesse ano.

Continua após a publicidade

“Diante dos graves fatos narrados acima, cabe ao Senado Federal cumprir o seu dever de monitoramento e fiscalização e apurar as irregularidades e crimes praticados na destinação das verbas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, justificou Randolfe ao fazer a solicitação de abertura da CPI.

Os fatos determinados para criação da comissão são tráfico de influência, emprego irregular de verbas públicas, advocacia administrativa, corrupção ativa e passiva, usurpação de função pública e crimes de responsabilidade. Com as 27 assinaturas, o líder da oposição deve protocolar o requerimento de abertura junto à Mesa Diretora do Senado. A partir de então, o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve ler o pedido no plenário e tomar a decisão.

Quem são os senadores que assinaram o pedido de abertura da CPI

Randolfe Rodrigues (Rede-AP);

Paulo Paim (PT-RS);

Humberto Costa (PT-PE);

Renan Calheiros (MDB-AL);
Styvesson Valentim (Podemos-RN);

Fabiano Contarato (PT-ES);

Jorge Kajuru (Podemos-GO);

Zenaide Maia (PROS-RN);

Paulo Rocha (PT-PA);

Omar Aziz (PSD-AM);

Rogério Carvalho (PT-SE);

Reguffe (União-DF);

Leila do Vôlei (PDT-DF);

Jean Paul Prates (PT-RN);

Jaques Wagner (PT-BA);

Eliziane Gama (Cidadania-MA);

Tasso Jereissati (PSDB-CE);

Cid Gomes (PDT-CE);

Alessandro Vieira (PSDB-SE);

Weverton Rocha (PDT-MA);

Dario Berger (PSB-SC);

Simone Tebet (MDB-MS);

Mara Gabrilli (PSDB-SP);

Oriovisto Guimarães (Podemos-PR);

Jader Barbalho (MDB-PA);

Nilda Gondim (MDB-PB);

Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

Veja Também