Paço troca técnicos do ‘Talentos  Gyn’ por apadrinhados políticos

Processo seletivo considerado inovador para contratação de comissionados na Prefeitura de Goiânia teve apenas uma etapa e dá sinais de ter sido abandonado

Postado em: 15-04-2022 às 08h25
Por: Augusto Diniz
Imagem Ilustrando a Notícia: Paço troca técnicos do ‘Talentos  Gyn’ por apadrinhados políticos
Processo seletivo considerado inovador para contratação de comissionados na Prefeitura de Goiânia teve apenas uma etapa e dá sinais de ter sido abandonado | Foto: reprodução

No dia 30 de março de 2021, o Escritório de Prioridades Estratégicas da Prefeitura de Goiânia lançou o primeiro processo seletivo para seleção de servidores comissionados do Executivo da capital, o Talentos Gyn. A iniciativa contava com parceria gratuita com entidades privadas para melhorar a eficiência e a qualidade do serviço público municipal. De acordo com o primeiro ocupante do cargo de secretário no Escritório, José Frederico Lyra Netto.

Logo depois de lançar o projeto considerado “pioneiro na gestão estratégica de pessoas” na prefeitura, José Frederico acompanhou o grupo do presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, e desembarcou do cargo na gestão Rogério Cruz (Republicanos). Em seguida, o novo titular da pasta, Fábio Cammarota, deu continuidade à iniciativa.

No processo inicial, considerado piloto, 16 profissionais foram selecionados e passaram a fazer parte do Escritório de Prioridades Estratégicas. Mas, com a chegada de Arthur Bernardes para ser o novo secretário, o Talentos Gyn dá sinais de descontinuidade. No suplemento do Diário Oficial do Município de quarta-feira (12/4), nove servidores comissionados da pasta foram exonerados. 

Continua após a publicidade

“Hoje a prefeitura mandou embora vários selecionados, enquanto a turma do partido do prefeito em Brasília ganha espaço. A qualificação perdeu para a politicagem”, lamentou José Frederico. O próprio Escritório de Prioridades Estratégicas, criado pela equipe de transição do então prefeito eleito Maguito Vilela (MDB), que tem como objetivo avaliar as políticas públicas que serão propostas pela gestão da capital e modernizar os serviços prestados pela prefeitura, para “desburocratizar e promover inovação”. 

Entre a lista de atuações da pasta, que tem status de secretaria, está a estruturação de parcerias público-privadas (PPPs). E o Talentos Gyn foi montado com ajuda de entidades do setor privado, como o Vamos, um grupo que reúne a Fundação Lemann, o Instituto Humanize e o República.org. A metodologia aplicada no processo seletivo do Talentos Gyn veio da Vetor Brasil, uma organização da sociedade civil com experiência na “atração, pré-seleção e desenvolvimento de profissionais para atuar no setor público”.

Proposta original

A ideia de José Frederico era potencializar a gestão pública na capital por meio da diversidade e da inclusão. “O Talentos Gyn surgiu como um novo paradigma de gestão de pessoas no setor público. Começa com um olhar diferente de como você escolhe suas lideranças”, explicou ao O Hoje o primeiro titular do Escritório de Prioridade Estratégicas. 

O ex-titular da pasta disse considerar o feito do Talentos Gyn algo histórico por ter sido a primeira experiência em Goiânia de processo seletivo aberto para ocupar 50% dos cargos de uma secretaria em cargos de superintendência e direção. “Vimos essa experiência na Inglaterra, no Chile. Vimos também em outros Estados, como Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará. Goiânia foi a primeira capital a aderir a esse projeto.”

José Frederico afirmou que a primeira – e única até o momento – seleção do Talentos Gyn recebeu muitas inscrições, inclusive de servidores da prefeitura. “Esse projeto permite também que servidores que estão escanteados ocupem uma posição de liderança relevante.” 

A economista Julimária Sousa, que era chefe de gabinete do Escritório de Prioridades Estratégicas durante o processo de seleção do Talentos Gyn, disse que todos que estavam envolvidos no projeto ficaram muito tristes. “O município perde pessoas muito capacitadas que foram selecionadas por meio de um processo estruturado, que buscava identificar competências e ver quais eram as pessoas que melhor se encaixavam em cada uma dessas competências para o projeto que iríamos tocar”, lamentou Julimária.

Destino incerto

Para a ex-chefe de gabinete da pasta, é uma perda de força de trabalho qualificada com o trabalho e com os objetivos estratégicos da prefeitura. Julimária descreveu que não é possível saber qual será o caminho a partir de agora do Escritório de Prioridades Estratégicas. “O objetivo era que ele fosse uma referência para ajudar e apoiar as outras secretarias na construção de projetos que colocassem Goiânia entre as cidades mais desenvolvidas do País.”

De acordo com a economista, “esse sonho” de ver a melhora de qualidade de vida em Goiânia por meio do projeto do Talentos Gyn “vai sendo frustrado”. “Não só nessa ação, mas considerando tudo o que já aconteceu desde o ano passado”, observou Julimária. 

A ex-integrante da pasta afirmou que Goiânia tem potencial e merece ter uma infraestrutura mais desenvolvida e “coerente com o tamanho da cidade” em força de trabalho e oportunidades. “Vemos esse sonho sendo perdido de vista, ficando cada vez mais longe”, enfatizou Julimária. De acordo com a economista, o Talentos Gyn era uma espécie de primeiro passo de um projeto maior que começava a sair do papel. 

“Fico triste, mas espero que essa sementinha tenha sido plantada, não só para os servidores que estão lá, mas na necessidade de profissionalizar a elaboração de políticas públicas e seu planejamento, como para a cidade como um todo. Perdemos como município quando um projeto como esse vai sendo desmontado”, desabafou Julimária.

Parte dos demitidos nem foi avisado que seria desligado do cargo

Na lista de exonerações estão: Francisco Olavo Gomes da Silva, coordenador da Unidade de Parcerias Público-Privadas; Erick Rodrigues de Sousa, diretor de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Gabriel Tenaglia Carneiro e Katiúscia Lorena Silva da Fé, coordenadores de unidade na Diretoria da Unidade Estratégica; Flávio Yuaça, superintendente de Incubação e Avaliação; Thiago Fagury de Sá, superintendente de Gestão de Prioridades; Gabriella Amorim de Souza, chefe da Advocacia Setorial; Elis Regina de Freitas Pinto Coelho e Adão Maria Vieira, assessores técnicos.

Em conversa com servidores exonerados por decisão do secretário Arthur Bernardes, parte relata que não foi comunicada que seria tirado do cargo. Um dos demitidos pelo Escritório de Prioridades Estratégicas ouvido pelo O Hoje contou que foi um dos selecionados pelo Talentos Gyn. “O processo seletivo foi muito bem feito. Teve várias etapas, inclusive de raciocínio lógico, argumentação, entrevista com psicólogos, com o governo”, descreveu um dos atingidos pela decisão.

O jornal O Hoje entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Goiânia e com o secretário municipal de Governo, Michel Magul, que assina junto com Arthur Bernardes e o prefeito o Decreto número 1.324, de 13 de abril de 2022, que retira cargos da estrutura do Escritório de Prioridades Estratégicas e os distribui para o gabinete do prefeito e a Secretaria Municipal de Governo. Até o fechamento desta edição, não houve resposta ou retorno.

Diminuição da estrutura

“A alteração objetiva o remanejamento de duas vagas do cargo de Assessoria Técnica da estrutura organizacional do Escritório de Prioridades Estratégicas para o Gabinete do Prefeito, bem como o remanejamento de duas vagas do cargo de Coordenadorias da Unidade para a Secretaria Municipal de Governo”, diz o decreto. 

Pelo texto do decreto, a gestão Rogério Cruz, além de ter exonerado servidores selecionados pelo Talentos Gyn, começou a desmontar a estrutura da pasta, que hoje está nas mãos de Arthur Bernardes, apontado como o homem de confiança de Wanderley Tavares, presidente do Republicanos no Distrito Federal.

Veja Também