Levantamento aponta que saúde e economia dominam preocupação do eleitor goiano

Em ano eleitoral, pesquisa revela o que é prioridade na mente do eleitor

Postado em: 18-04-2022 às 08h41
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Levantamento aponta que saúde e economia dominam preocupação do eleitor goiano
Em ano eleitoral, pesquisa revela o que é prioridade na mente do eleitor | Foto: Reprodução

O último levantamento sobre as principais preocupações do brasileiro, feito pelo Datafolha, mostra que questões ligadas à saúde e à economia são os temas mais citados pelos entrevistados. Por conta do coronavírus, o mote saúde voltou a ser o assunto que mais tira o sono do eleitor no momento, com 22% das menções. O tema tem ficado no topo da lista desde 2019. Em dezembro do ano passado, por exemplo, foi mencionado por 26% dos entrevistados. A economia, por conta da crise, ficou com 15% no ranking. 

Segundo Gilmar Pires, especialista em pesquisa eleitoral qualitativa e quantitativa, quando uma pesquisa como essa é realizada, o objetivo é conhecer o eleitorado e, dessa forma, os candidatos podem aproveitar essas informações e montar suas estratégias de campanha. “Todo ano eleitoral tem seus temas mais sensíveis e esses temas vão pautar o resultado nas urnas”, diz. 

Para o cientista político e consultor empresarial em análise e risco político Paulo Kramer, a preocupação do eleitor com a saúde é uma questão estrutural e esse mesmo eleitor não acredita que candidato algum possa resolver o problema. Agora, o medo da crise, da perda da renda ou até do emprego, são heranças da pandemia, ou seja, um problema conjuntural. E esse tema pode sim ajudar a definir uma eleição ou a predileção por um candidato a outro. 

Continua após a publicidade

Kramer acredita que o problema saúde/pandemia já vai estar no passado quando a corrida eleitoral esquentar. Mas os problemas com relação a crise econômica devem prevalecer frescos na mente do eleitor e podem ajudar os candidatos a montarem suas plataformas. “Algumas prioridades mudam na cabeça do eleitor. Neste ano, acredito que a pauta econômica vai definir as eleições”, pontua. 

Veja Também