Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Plano Plurianual é votado hoje

Projeto que estabelece metas e diretrizes do município de Goiânia para os próximos quatro anos passa nesta quarta-feira pelo crivo da Comissão Mista da Câmara Municipal

Postado em: 08-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Plano Plurianual é votado hoje
Projeto que estabelece metas e diretrizes do município de Goiânia para os próximos quatro anos passa nesta quarta-feira pelo crivo da Comissão Mista da Câmara Municipal

ALLAN DAVID


O projeto do Plano Plurianual da Prefeitura de Goiânia para o quadriênio 2018-2021 volta hoje à pauta da Câmara Municipal. A proposta será votada na Comissão Mista, através da qual foram realizadas no mês passado duas audiências públicas com participação de técnicos da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). Nas reuniões, os representantes da pasta detalharam aos vereadores as metas do Paço Municipal para os próximos quatro anos, bem como as estratégias para colocar em prática esse planejamento.

Continua após a publicidade

O Plano Plurianual funciona como balizador da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de cada ano, que estabelece onde serão aplicados recursos do orçamento municipal descritos na Lei Orçamentária Anual (LOA). Dois módulos dividem o futuro PPA. O primeiro trata das estratégias e leva consigo a análise da conjuntura econômica e social do município. Este bloco detalha as diretrizes, objetivos e metas que a Paço pretende alcançar até 2021, na gestão do prefeito Iris Rezende (PMDB). Também consta no primeiro módulo a previsão dos recursos orçamentários e a destinação das verbas segmentada por setores e programas.

No segundo módulo são descritas as providências que deverão ser tomadas para possibilitar a realização dos objetivos. Nesta parte do projeto, a Prefeitura estabelece os programas a serem executados para sanar os problemas da cidade, também definidos na proposta do plano plurianual.

O planejamento do município de Goiânia para os próximos quatro anos prevê investimentos setorizados em sete eixos estratégicos, sendo os do desenvolvimento econômico; desenvolvimento e inclusão social; infraestrutura e desenvolvimento urbano; educação e conhecimento libertador; saúde; meio ambiente; e administração municipal cidadã. Áreas consideradas sensíveis para o equilíbrio da cidade, como emprego e renda, transporte coletivo e mobilidade urbana, são consideradas na execução do PPA.

Na primeira audiência ocorrida na Câmara, a superintendente de Planejamento Governamental da Sefin, Márcia de Sousa Taveira, e a economista da pasta Mariana Aparecida da Silva, afirmaram aos vereadores que a Prefeitura vê como fundamental o corte de gastos de custeio para Goiânia alcançar as metas projetadas para o período de 2018 a 2021. 

Veja Também