Macron derrota extrema direita nas urnas na França, apontam pesquisas

Mariane Le Pen, representante da extrema direita francesa, já admitiu a derrota antes mesmo dos resultados finais.

Postado em: 24-04-2022 às 17h49
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Macron derrota extrema direita nas urnas na França, apontam pesquisas
Mariane Le Pen, representante da extrema direita francesa, já admitiu a derrota antes mesmo dos resultados finais. | Foto: Reprodução

Com o fechamento das urnas do segundo turno das eleições na França neste domingo (24/4), as pesquisas apontam Emmanuel Macron como reeleito. De acordo com os seguintes números:

Projeção Ifop:

Emannuel Macron: 58%

Continua após a publicidade

Marine Le Pen: 42%

Projeção Elabe:

Macron: 57,6%

Le Pen: 42,4%

Projeção Ipsos:

Macron: 58,2%

Le Pen: 41,8%

Mariane Le Pen, representante da extrema direita francesa, já admitiu a derrota antes mesmo dos resultados finais. Só com as projeções em mão ela disse que ainda é uma vitória para o seu movimento político.

Macron será o primeiro presidente reeleito desde o conservador Jacques Chirac (1995-2007). Autoridades afirmam ser notáveis as mudanças que o país passou nos 5 anos de mandato do centrista.

O país passou por protestos sociais no começo do seu mandato, uma pandemia global e a última grande mudança foi a invasão russa à Ucrânia, que vem impactando todo o continente europeu.

A eleição abrangia duas necessidades francesas: o poder de compra afetado pela guerra e a maneira como os franceses queriam que o país fosse transparecer para o mundo.

Le Pen pregou uma política mais nacionalista, que afastasse o país da Otan e que reduzisse o poder da União Europeia. Macron, por sua vez, defendeu uma Europa mais forte, visando um impulso reformista e liberal.

Agora só resta esperar pelos resultados oficiais das urnas saírem.

Veja Também