Sem Marina Silva, Rede declara apoio à candidatura de Lula, mas libera voto para Ciro Gomes

O partido Rede Sustentabilidade formalizou nesta quinta-feira (28/4) o apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições

Postado em: 28-04-2022 às 17h45
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Sem Marina Silva, Rede declara apoio à candidatura de Lula, mas libera voto para Ciro Gomes
A Rede deve fechar uma federação com o PSol, mas pretende incluir no regimento interno da composição uma "cláusula de divergência interna" | Foto: Divulgação/Twitter Randolfe Rodrigues

O partido Rede Sustentabilidade formalizou nesta quinta-feira (28/4) o apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano. O evento que ocorreu em um hotel em Brasília não teve a presença da ex-ministra Marina Silva e da ex-senadora Heloísa Helena. A sigla também permitiu que lideranças apoiem o também pré-candidato Ciro Gomes (PDT).

O principal articulador da reunião é o senador Randolfe Rodrigues (Rede). Líder da oposição no Senado, ele integra a coordenação da campanha do petista. O parlamentar assumiu o papel de coordenador da campanha petista. Além dele, estiveram presentes no evento os integrantes da bancada da Rede na Câmara, os deputados Túlio Gadelha (PE) e Joenia Wapichana (RR).

“Rede presente, Lula presidente”, declarou lideranças da Rede reunidas com o ex-presidente em Brasília.

Continua após a publicidade

Federação

A Rede deve fechar uma federação com o PSol, mas pretende incluir no regimento interno da composição uma “cláusula de divergência interna”. A liberação ocorre por pressão da ex-senadora Heloisa Helena, que será candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro no mesmo palanque que Ciro Gomes.

Marina Silva também vai disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo. A ex-ministra rompeu com o PT ainda nas eleições de 2014, quando disputou à presidência contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ela espera um aceno público de Lula para uma possível composição.

“Eu esperava que a Marina estivesse aqui. Minha relação com a Marina é muito antiga, é muito grande. Eu às vezes não sei porque ela vai contra mim, num momento de raiva. Mas quero dizer pra vocês que aprendi a gostar da Marina quando ela ainda era menina lá no estado do Acre”, disse Lula.

O partido de Lula espera atrair o apoio da ex-ministra em São Paulo para fortalecer a candidatura de Fernando Haddad (PT) ao governo do estado.

Propostas

A Rede entregou durante o evento uma lista de propostas que deverão ser incluídas ao programa de governo do petista. Em 14 páginas, o documento traz propostas para aprovação de reforma tributária sustentável e garantias de saúde e educação de qualidade, além de promover a segurança alimentar e hídrica.

Concentrada na área ambiental, na lista também consta a valorização da Amazônia, combate ao desmatamento e demarcação de territórios indígenas e quilombolas, investimentos em reflorestamento e combate às mudanças climáticas.

Veja Também