TRE registra alta movimentação no último dia para regularização do título

Postado em: 05-05-2022 às 08h33
Por: Ícaro Gonçalves
A partir desta quinta-feira (5) não são mais permitidas solicitações de criação ou alteração de cadastro eleitoral | Foto: Pedro Pinheiro

Por Thauany Melo

No dia do encerramento do prazo para a regularização do cadastro eleitoral para as Eleições Gerais de 2022, as unidades do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) registraram alta movimentação de pessoas. O prazo de solicitação finalizou às 23h59 desta quarta-feira (4).

Na terça-feira (3), véspera do encerramento do prazo, a Justiça Eleitoral superou a maior marca da história e contabilizou mais de um milhão de atendimentos em todo o Brasil. Foram 413.441 de forma presencial e 602.429 pela internet. Por causa do volume de acessos, plataformas como as do e-Título, que não impactam a retirada do título de eleitor ou a regularização do registro eleitoral, ficaram fora do ar até esta quinta-feira (5).

Dados atualizados na manhã de quarta-feira pelo TRE-GO mostraram que mais de 4,7 milhões de pessoas estão aptas para votar no estado. Do total, 52.51% do eleitorado é composto por mulheres e os outros 47.49% por homens.

Neste ano, a Justiça Eleitoral investiu em campanhas voltadas aos adolescentes entre 15 e 17 anos, que, apesar da não obrigatoriedade, podem tirar o título de eleitor. No entanto, os jovens eleitores vinham demonstrando  pouco interesse no assunto. Até 20 de abril, apenas 44,2 mil pessoas na faixa etária de 16 e 17 anos tinham o alistamento eleitoral em Goiás, um percentual de apenas 0,93%. Já adolescentes de 15 anos que completarão 16 anos até dois de outubro totalizam cerca de 1,5 mil com o documento.

Para contornar a situação, o TRE informou que realizou campanhas nas redes sociais da instituição, bem como entrevistas que incentivam e convites ao jovem eleitor para tirar o documento e votar nas eleições. Celebridades também fizeram postagens nas redes sociais para incentivar os adolescentes. Famosos como Anitta, Mark Ruffalo e Leonardo DiCaprio participaram da ação.

Fechado

Todos os eleitores que solicitaram a emissão, transferência ou regularização do título até as 23h59 de quarta-feira (4) terão os pedidos analisados. O prazo de resposta é de até um mês e o andamento da solicitação pode ser acompanhado pela internet. A partir desta quinta-feira (5) não são mais permitidas solicitações de criação ou alteração de cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da Justiça Eleitoral está fechado para as eleições de outubro. De acordo com o calendário, o TSE divulgará o quantitativo final de eleitores e eleitores aptos a votar, por município, no dia 11 de julho.

Compartilhe: