Quinta-feira, 28 de março de 2024

Campanha eleitoral deve focar no comparecimento de jovens às urnas

“Não basta apenas tirar o título e torna-se eleitor, também é necessário praticar o voto”, ressaltou o servidor do TRE-GO e professor de Direito Eleitoral, Alexandre Azevedo.

Postado em: 06-05-2022 às 08h49
Por: Thauany Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Campanha eleitoral deve focar no comparecimento de jovens às urnas
“Não basta apenas tirar o título e torna-se eleitor, também é necessário praticar o voto”, ressaltou o servidor do TRE-GO e professor de Direito Eleitoral, Alexandre Azevedo.

Com o prazo de cadastro eleitoral para as Eleições 2022 encerrado, Goiás contabilizou 4,8 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de 2022. O número representa um acréscimo de 4,25% em relação às eleições municipais de 2020. Em coletiva de imprensa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Itaney Campos, atribuiu o progresso nos números ao avanço do cadastro do eleitorado com idade menor que 18 anos, que somou 60 mil cadastros – aumento de 54% em relação ao último pleito.

“Deu um excelente resultado. Nós temos um número de inscrição eleitoral de jovens extraordinário nesse período”, ressaltou o presidente do TRE-GO. “Eles atenderam a convocação, houve até um movimento espontâneo no sentido de levar a juventude a se inscrever. Isso foi muito interessante”, completou.

Conforme o TRE-GO, ainda faltam 146,2 mil requerimentos para serem analisados, por isso o balanço final ainda deve sofrer alterações das zonas eleitorais. O prazo de resposta é de até um mês.

Continua após a publicidade

No perfil do eleitorado, as mulheres somam a maioria, 52,5%, enquanto o percentual masculino totaliza 47,5%. Do total, cerca de 2 milhões de eleitores possuem ensino médio completo ou incompleto e outros 893 mil possuem ensino superior completo ou incompleto.

Quanto a expectativa em relação às eleições deste ano, ao ser questionado, o presidente Itaney Campos disse esperar que “a escolha dos governantes seja um ato efetivamente representativo da vontade popular, feito de forma livre, isenta, de forma que a soberania popular realmente se manifeste e a democracia se fortaleça”.

Última hora

O prazo para o cadastramento eleitoral terminou às 23h59 de quarta-feira (4). Segundo o tribunal, a média mensal de atendimentos entre janeiro e abril deste ano foi de 3,1 mil por dia. Esse número saltou para 31,8 mil nos quatro dias do mês de maio, sendo que nos quatro primeiros meses do ano, o eleitor preferiu o atendimento presencial e no mês de maio a escolha foi pelo serviço oferecido via internet.

Segundo o servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e professor de Direito Eleitoral, Alexandre Azevedo a movimentação nos últimos dias se deve a uma característica cultural. “Essa questão do eleitor deixar para resolver suas pendências na última hora é cultural e não só com Justiça Eleitoral. O brasileiro acaba procrastinando as coisas”, avaliou.

Sobre o alto número de jovens inscritos, o especialista ponderou que o foco agora deve ser o esforço para o engajamento dessa faixa etária. “O primeiro passo é o alistamento, agora a Justiça Eleitoral deve fazer campanhas de conscientização para que esses jovens eleitores também compareçam a urna, pois não basta apenas tirar o título e torna-se eleitor, também é necessário praticar o voto”, ressaltou.

Calendário eleitoral

As eleições estão agendadas para o dia 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno, onde houver.

As convenções partidárias para consolidação de candidaturas serão realizadas a partir de 20 de julho. A partir do momento em que o candidato for escolhido em convenção partidária, o registro pode ser apresentado à Justiça Eleitoral até 15 de agosto. Já as propagandas eleitorais iniciam no dia 16 de agosto e são encerradas em 29 de setembro.

Veja Também