Ao oficializar pré-candidatura a presidente, Lula fala em “superar divergências” para unir democratas do Brasil

Partido dos Trabalhadores lançou neste sábado a nome do ex-presidente ao Palácio do Planalto com PSB na vice da chapa

Postado em: 07-05-2022 às 18h57
Por: Augusto Diniz
Imagem Ilustrando a Notícia: Ao oficializar pré-candidatura a presidente, Lula fala em “superar divergências” para unir democratas do Brasil
Partido dos Trabalhadores lançou neste sábado nome do ex-presidente ao Palácio do Planalto com PSB na vice da chapa | Foto: Reprodução/YouTube

Se havia alguma dúvida quanto à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022, agora não existe mais. O PT oficializou neste sábado a pré-candidatura de Lula ao Palácio do Planalto com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), como pré-candidato a vice-presidente. O evento foi realizado em São Paulo neste sábado (7/5).

“Somos de partidos diferentes, fomos adversários. Estou feliz por tê-lo na condição de aliado”, disse Lula durante seu discurso sobre Alckmin ser o escolhido para vice em sua chapa de pré-candidato. Além do PSB, líderes do PCdoB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede Sustentabilidade estiveram no lançamento da pré-candidatura do petista hoje na capital paulista. No evento, o anúncio oficial ganhou o nome de “Vamos Juntos Pelo Brasil”.

Diante de um público com políticos, populares, influenciadores, militantes dos partidos, movimentos sociais e centrais sindicais, Lula defendeu a união dos que lutam contra o “totalitarismo”. “O grave momento que o País atravessa, um dos mais graves da nossa história, nos obriga a superar eventuais divergências para construirmos juntos uma via alternativa à incompetência e ao autoritarismo que nos governam.”

Continua após a publicidade

Palavras com as quais o ex-tucano Alckmin pareceu concordar. Ao falar à plateria por meio de um telão por estar com covid-19, o novo pessebista declarou que “nenhuma divergência do passado, nenhuma diferença do presente nem as disputas de ontem e nem as eventuais discordâncias futuras serão motivos para que ele deixe de apoiar e defender com toda a convicção a volta de Lula à presidência”. “É com muito orgulho que faço isso com respaldo, confiança e participação do meu partido”, disse o agora aliado do petista.

Alckmin até brincou em seu discurso com o apelido de “picolé de chuchu”: “Presidente Lula, mesmo que muitos discordem da sua opinião de que lula é um prato que cai bem com chuchu, o que eu acredito, venha a se tornar o hit da nossa culinária, quero lhe dizer perante toda sociedade brasileira: muito obrigado”. “Obrigado, presidente Lula, por me dar o privilégio da sua confiança”, agradeceu ao petista o ex-governador de São Paulo.

Sábado especial

Antes de dizer “até o dia 2 de outubro, se Deus quiser” ao final de seu discurso, Lula enfatizou o quão especial esse sábado se tornou para ele. “Eu e todos que estão juntos comigo temos uma causa que é restaurar a soberania do Brasil e do povo brasileiro”, disse. Para o petista, a marca registrada das duas gestões que teve à frente do Executivo nacional é o diálogo. “Vamos ter que fazer isso novamente e para isso apresento o imenso legado do nosso governo. Fizemos muito, mas tenho consciência de que ainda é preciso e possível fazer muito mais.”

Continuou Lula: “Nossa soberania e democracia são constantemente atacadas pela política irresponsável e criminosa do atual governo”. “É mais do que urgente restaurar a soberania. Mas isso não se resume à importantíssima missão de resguardar nossas fronteiras. É também defender nossas riquezas minerais, nossas florestas, nossos rios, nossos mares, nossa biodiversidade”, declarou o pré-candidato a presidente.

Federação

Os partidos PT, PCdoB e PV se uniram em uma federação para irem juntos às urnas em 2022. A legenda de Alckmin, o PSB, além de Solidariedade, PSOL e Rede, optaram por se coligar com o Partido dos Trabalhadores na disputa nacional. Quem faz parte de uma federação tem que ficar nela por quatro anos. E a decisão vale para a esfera nacional, estadual e municipal.

No caso das coligações, a aliança eleitoral só é autorizada para disputas majoritárias – para presidente, senador e governador, no caso das eleições de 2022. Quando o assunto é a busca por votos nas vagas proporcionais – deputado federal, deputado estadual e deputado distrital -, a junção partidária só é possível por meio das federações.

Veja como foi o evento de lançamento da pré-candidatura da chapa Lula/Alckmin neste sábado:

Veja Também