Durante almoço de Caiado, vereadores se reúnem para discutir apoio a Mendanha

Aava Santiago (PSDB), Edgar Duarte (PMB), Geverson Abel (Avante) e Cabo Senna (Patriota) fizeram “almoço paralelo”

Postado em: 12-05-2022 às 08h53
Por: Thauany Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Durante almoço de Caiado, vereadores se reúnem para discutir apoio a Mendanha
Aava Santiago (PSDB), Edgar Duarte (PMB), Geverson Abel (Avante) e Cabo Senna (Patriota) fizeram “almoço paralelo” | Foto: Gustavo Mendes

O governador Ronaldo Caiado (UB) convidou os vereadores de Goiânia para um almoço no Palácio das Esmeraldas na terça-feira (10). Paulo Ortegal, que assumiu a missão de ampliar a base caiadista na Câmara Municipal de Goiânia, afirmou que 21 dos 35 parlamentares compareceram ao evento.

“Todos foram convidados. O governador tem buscado essa aproximação com eles, mas alguns não puderam comparecer”, afirmou Ortegal.

Dentre os que compareceram, o petista Mauro Rubem afirmou que, apesar de não compactuar com todos os aspectos do governo, marcou presença em nome da democracia. “Ele busca se fortalecer no contexto de tentar apoio de vereadores neste ano eleitoral. Estive lá porque considero que o Caiado está nesse terreno da democracia e do diálogo”, ressaltou.

Continua após a publicidade

De acordo com Paulo Ortega, estiveram presentes no evento: Anderson Bokão (PRTB), Anselmo Pereira (MDB), Bruno Diniz (PRTB), Dr. Gian (MDB), Henrique Alves (MDB), Isaias Ribeiro (Republicanos), Izídio Alves (MDB), Joãozinho Guimarães (Solidariedade), Juarez Lopes (PDT), Kleybe Morais (MDB), Leandro Sena (PRTB), Leia Klebia (PSC), Luciula do Recanto (PSD), Marlon Teixeira (Cidadania), Mauro Rubem (PT), Paulo Henrique da Farmácia (PTC), Raphael da Saúde (DC) Sandes Júnior (PP), Sargento Novandir (Avante), Thialu Guiotti (Avante) e Willian Veloso (PL).

Em contrapartida, alguns vereadores participaram de um almoço paralelo para discutir apoio à pré-candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota). A lista dos rebelados contou com Aava Santiago (PSDB), Edgar Duarte (PMB), Geverson Abel (Avante) e Cabo Senna (Patriota).

Além do fortalecimento do apoio, no almoço de Caiado também foram abordadas a prestação de contas e a aprovação do projeto de lei que isenta o Estado do pagamento da Taxa de Aprovação de Desmembramento da área doada pelo governo federal que vai abrigar o Complexo Hospitalar Oncológico. Anselmo Pereira (MDB), líder do prefeito na Casa, convidou o governador para fazer prestação de contas aos vereadores na Câmara. Segundo Ortegal, o convite foi aceito, mas a data não foi definida.

Bastidores

O almoço do governador com os vereadores deve ter sido insuflado por Rogério Cruz (Republicanos), que protagoniza um racha dentro de sua legenda. Sem consultar a sigla, o prefeito de Goiânia manifestou apoio à reeleição de Ronaldo Caiado. Por outro lado, o Republicanos, segunda maior bancada da Câmara, segue relutante e mostra interesse em caminhar com Mendanha.

Rogério Cruz ainda teria ficado irritado com a decisão isolada do presidente do Republicanos em Goiás, o deputado Federal João Campos, em filiar o empresário Sandro Mabel ao partido. A filiação do empresário e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) provocou estranheza e dúvidas em integrantes do partido.

Nesse cenário, o prefeito de Goiânia não demonstra condições de “segurar as pontas” sozinho, o que leva o governador a tentar estreitar os laços com outras figuras do partido.

Veja Também