Daniel diz que Tebet será definida pré-candidata do MDB, PSDB e Cidadania essa semana

Partidos da terceira via anunciaram a possibilidade de escolher o nome ainda esse mês, por meio de pesquisa

Postado em: 16-05-2022 às 08h52
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Daniel diz que Tebet será definida pré-candidata do MDB, PSDB e Cidadania essa semana
Partidos da terceira via anunciaram a possibilidade de escolher o nome ainda esse mês, por meio de pesquisa | Foto: Reprodução

“Reúne o potencial para ser a candidata”, diz Daniel Vilela, presidente do MDB estadual, sobre a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que disputa a indicação de um nome de consenso com o PSDB e o Cidania. A expectativa do ex-deputado federal é que o União Brasil, que lançou o presidente da sigla, Luciano Bivar, como pré-candidato ao Planalto também caminhe junto os partidos aliados.

Ainda conforme Vilela, a senadora tem visão de futuro, capacidade de planejar e de priorizar o que realmente deve ser priorizado. “Tenho orgulho por liderar o partido que a senadora Simone Tebet como pré-candidata à presidência.”

A terceira via, composta por MDB, PSDB e Cidadania, deve fechar um nome único à presidência no dia 18 de maio. Na última quarta-feira (11), os dirigentes acordaram que um levantamento do Instituto Guimarães Pesquisa e Planejamento apontará o melhor para a disputa, que tem no páreo a senadora Simonte Tebet e o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB). 

Continua após a publicidade

“Os parâmetros iniciais foram propostos pelo MDB e aprimorados pelos presidentes das demais agremiações. Serão agora apresentados à aprovação das instâncias partidárias e aos postulantes à Presidência para que, em curto prazo, seja apresentado ao povo brasileiro um projeto democrático que aglutine esperança no futuro do País”, informou o PSDB em comunicado.

Vale citar que, conforme noticiado pela imprensa, Simone Tebet tem o apoio integral de Baleia Rossi, presidente nacional do MDB. Doria, por sua vez, enfrenta resistência na bancada tucana. O ex-governador paulista, inclusive, rompeu com Bruno Araújo, líder nacional do PSDB, que foi retirado da coordenação da pré-campanha.

Levantamentos

Ainda sobre o levantamento do Instituto Guimarães, ele irá considerar critérios de pesquisa quantitativa e qualitativa. Vale lembrar, pesquisa Quaest/Genial divulgada na última quarta-feira mostrou Doria com 3%, enquanto Tebet pontuou 1%. 

No topo, estão o ex-presidente Lula (PT), com 46%, seguido por Bolsonaro (PL), 29%. Depois vêm Ciro Gomes (PDT), com 7%; Doria e André Janones (Avante), com 3%; Tebet e Felipe D’Ávila (Novo), 1%.

O instituto ouviu, de 5 a 8 de maio, 2 mil pessoas dos 27 entes federativos. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01603/2022, o índice de confiança é de 95%, conforme a Quaest. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Tebet em Goiânia

Durante passagem por Goiânia, na última quinta-feira (12), Simone Tebet disse que aprendeu política com os governadores Maguito Vilela e Iris Rezende, ambos do MDB. “Aprendi a fazer política na época da redemocratização, em que a gente usava as boleias de caminhão para percorrer as cidades. Aprendi com homens históricos, a exemplo também do senador Mauro Miranda. Aprendemos a fazer a boa política, que precisa ressurgir”, afirmou na sede do diretório do MDB, em Goiás. 

Ainda durante a passagem pelo Estado, ela comentou sobre a pré-campanha. “É uma caminhada dura, uma caminhada árdua, mas uma caminhada necessária. Nós somos, como disse Daniel, o ponto de equilíbrio.”

Além do Diretório do MDB, a senadora também visitou o governador Ronaldo Caiado, a Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg) e mais. 

“Saco de gatos”

O ex-juiz Sergio Moro, que esteve em terceiro lugar das pesquisas como presideciável pelo Podemos, mas migrou para o União Brasil e perdeu espaço, disse ao O Antagonista, na última semana, que a terceira via virou um “saco de gatos”, uma “confusão”. Na ocasião, ele disse que Tebet e Doria enfrentam dificuldades dentro do próprio partido.

“Isso (chapa do União Brasil) está sendo construído dentro do partido. Veja essa discussão da terceira via. Quem que é o candidato lá do PSDB? Quem que é o candidato do MDB? É uma confusão. Desculpe a sinceridade, mas acaba sendo um saco de gatos.”

Veja Também