Patriota pode bancar Policarpo como articulador da chapa mendanhista

Livre trânsito e poder de aglutinação pode levar presidente da Câmara à uma missão que vai além de seu projeto pessoal

Postado em: 17-05-2022 às 09h19
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Patriota pode bancar Policarpo como articulador da chapa mendanhista
Livre trânsito e poder de aglutinação pode levar presidente da Câmara à uma missão que vai além de seu projeto pessoal | Foto: Arquivo

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota) foi incisivo ao comentar, em entrevista ao O HOJE, seu destino nas eleições deste ano. Apesar de ainda não ter seu papel definido, considerou, em poucas palavras, dois importantes fatores. 

O primeiro deles, que seu caminho será trilhado conforme orientação do presidente da sigla em Goiás, Jorcelino Braga. O segundo, que é certa sua participação nas eleições deste ano. Com um detalhe: não se sabe, ainda, se como candidato. 

Isso, aparentemente, não diz muito. Mas a magia da política muitas vezes está nas  entrelinhas da conversa. Fontes consultadas pela reportagem estimam que o presidente tenha, nos próximos meses, um papel muito mais importante — leia-se: estratégico — do que se imagina. 

Continua após a publicidade

Isso porque recentemente Policarpo anunciou oficialmente seu apoio à candidatura do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (Patriota) — do seu partido. Os motivos que levaram o chefe do Executivo municipal a optar pelo ex-prefeito de Aparecida ao invés de Caiado passam, segundo ele, por uma fidelidade e coerência partidária. 

Pode ser, na verdade —  avaliam os mais próximos — que Policarpo seja usado como uma peça estratégica do partido na Câmara e que trabalhe pela atração dos vereadores que, em sua maioria, sinalizam para uma composição com o governador.

Fora alguns nomes mais aguerridos, a verdade é que muitos ainda demonstram certa insegurança em relação ao lado em que estarão na disputa. E mais: parecem tranquilos para mudar de lado caso entendam como necessário.

Caberá a Braga decidir como usar Policarpo. Visando uma guinada na candidatura de Gustavo, que carece do apoio que gostaria, inclusive de membros da própria sigla — como Jânio Darrot e Marden Júnior, por exemplo —. Sendo assim, Policarpo pode ser mais útil no posto de articulador do que na posição de candidato. Isso porque o presidente, além do livre trânsito, tem uma capacidade considerável para aglutinar colegas.

Debandada

Recentemente, Policarpo comentou o fato de Darrot e Marden optarem por apoiar Caiado e não Mendanha, candidato da própria sigla. Para o chefe do Legislativo municipal, a situação soa minimamente “estranha”. 

Apesar de tratar o assunto como ‘superado’, o parlamentar disse que seguirá ao lado daquilo que o partido tem, ou seja, um candidato. 

As declarações vem na esteira do anúncio do parlamentar de que estaria ao lado de Gustavo Mendanha. “O respeito pelo governador Ronaldo Caiado continua. Mas o partido nos deu liberdade para apoiarmos quem desejássemos e acho que seria estranho não apoiar o nosso próprio candidato”, acrescentou ao comentar o assunto. 

Quanto ao próprio destino, Romário disse que deverá ser decidido nos próximos dias. “O partido tem uma candidatura ao governo estabelecida e é preciso entender como o Patriota precisa me usar nesse momento. Essa decisão [se será candidato ou não] devo tomar até o fim deste mês. Vou conversar com o presidente  [Jorcelino Braga] e aguardá-lo. Deixo essa decisão nas mãos dele, como já faço há algum tempo”.

Como mostrado pelo O HOJE, depois de muito dialogar, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha decidiu se filiar ao Patriota. A decisão foi tomada depois de muitas investidas fracassadas e só foi divulgada — tardiamente, para muitos — no início de Abril.

Veja Também