Quinta-feira, 28 de março de 2024

Ao menos dez vereadores participam de encontro com Mendanha

Dias após almoço com Caiado, parte do parlamento foi ao encontro de Mendanha para articular apoio nas eleições que se aproximam.

Postado em: 20-05-2022 às 05h25
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Ao menos dez vereadores participam de encontro com Mendanha
Dias após almoço com Caiado, parte do parlamento foi ao encontro de Mendanha para articular apoio nas eleições que se aproximam | Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e pré-candidato ao Governo de Goiás, Gustavo Mendanha deu um novo passo rumo à Câmara Municipal de Goiânia. Isso porque o governadoriável reuniu, na tarde de ontem, mais de dez parlamentares para uma conversa amistosa em um hotel no Setor Sul, em Goiânia. 

Conforme apurado pela reportagem do O HOJE, houveram diversas tratativas com os políticos. Certas demandas serão conversadas, contudo, individualmente no decorrer das próximas semanas. Mais de dez parlamentares participaram do encontro, dentre eles os vereadores Leandro Sena, Edgar Duarte, Pastor Wilson, Romário Policarpo, Ronilson Reis, Aava Santiago,Geverson Abel, Paulo Henrique, Cabo Sena e Léo José. 

“Ele nos pediu apoio e falou de seus projetos, suas estratégias, mostrar as pesquisas, dizer que é parceiro e companheiro dos vereadores. Ele não prometeu nada a ninguém, mas pediu apoio no intuito de fortalecer o seu nome. O pessoal saiu satisfeito”, revelou uma das fontes do O HOJE que esteve presente no encontro.

Continua após a publicidade

O encontro vem na esteira de um almoço promovido pelo governador Ronaldo Caiado (UB) com os vereadores por Goiânia. A reunião do governador ocorreu no Palácio das Esmeraldas na última terça-feira (10). Paulo Ortegal, como mostrado pelo O HOJE, é que assumiu a missão de ampliar a base caiadista na Câmara Municipal de Goiânia. Ao todo, 21 dos 35 parlamentares foram ao encontro do governador na semana passada. 

“O governador tem buscado essa aproximação com eles, mas alguns não puderam comparecer”, afirmou Ortegal à reportagem. 

De acordo com Paulo Ortega, estiveram presentes no evento: Anderson Bokão (PRTB), Anselmo Pereira (MDB), Bruno Diniz (PRTB), Dr. Gian (MDB), Henrique Alves (MDB), Isaias Ribeiro (Republicanos), Izídio Alves (MDB), Joãozinho Guimarães (Solidariedade), Juarez Lopes (PDT), Kleybe Morais (MDB), Leandro Sena (PRTB), Leia Klebia (PSC), Luciula do Recanto (PSD), Marlon Teixeira (Cidadania), Mauro Rubem (PT), Paulo Henrique da Farmácia (PTC), Raphael da Saúde (DC) Sandes Júnior (PP), Sargento Novandir (Avante), Thialu Guiotti (Avante) e Willian Veloso (PL).

Almoço paralelo

Conforme revelado com exclusividade pelo O HOJE, no mesmo dia do encontro com o governador, outra parte dos parlamentares marcaram uma espécie de “almoço paralelo”. Nele o assunto foi a pré-candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota). A lista dos ‘rebelados’ contou com Aava Santiago (PSDB), Edgar Duarte (PMB), Geverson Abel (Avante) e Cabo Senna (Patriota) — todos presentes na reunião com Mendanha na tarde de ontem. 

Engenharia política

À época, foi cogitado que o almoço do governador com os vereadores teria sido insuflado por Rogério Cruz (Republicanos), que protagoniza um racha dentro de sua legenda. Isso porque o prefeito de Goiânia manifestou apoio à reeleição de Ronaldo Caiado precocemente e agora o Republicanos, seu partido, ensaia compor com Mendanha. 

Vale lembrar que Rogério Cruz ainda teria ficado irritado com a decisão isolada do presidente do Republicanos em Goiás, o deputado Federal João Campos, em filiar o empresário Sandro Mabel ao partido. A filiação do empresário e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) provocou estranheza e dúvidas em integrantes do partido. Para piorar, Mabel, além de declarado adversário do governador, agora figura como um provável nome a ocupar a vice do ex-prefeito de Aparecida. 

Nesse cenário, o prefeito de Goiânia não demonstra condições de “segurar as pontas” sozinho, o que leva o governador a tentar estreitar os laços com outras figuras do partido, e, claro, com os vereadores.

Veja Também