Quinta-feira, 28 de março de 2024

Adversários de Caiado ganham força na corrida eleitoral

Pesquisa mostrou que atual governador de Goiás lidera nas intenções de voto, mas Marconi Perillo e Gustavo Mendanha se fortalecem.

Postado em: 28-05-2022 às 06h25
Por: Thauany Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Adversários de Caiado ganham força na corrida eleitoral
Pesquisa mostrou que atual governador de Goiás lidera nas intenções de voto, mas Marconi Perillo e Gustavo Mendanha se fortalecem | Foto: Reprodução

O Instituto RealTime Big Data divulgou os resultados da pesquisa eleitoral de 2022 para o Governo de Goiás na quinta-feira (26). Candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (DEM) segue na liderança na corrida pelo Palácio das Esmeraldas. No entanto, a rejeição do ubista aumentou, enquanto a soma dos seus principais adversários ganhou força.

Na pesquisa espontânea, ou seja, quando o próprio eleitor fala em quem pretende votar, Caiado está com 25% das intenções de voto; Marconi com 8%; Mendanha com 6%; Delegado Waldir (União Brasil), 3%; Vanderlan Cardoso (PSD) e Wolmir Amado (PT) aparecem com 1% somente. Brancos e nulos obteve 14% e não sabem ou não souberam responder alcançou 42% das intenções de voto.

Já na estimulada, quando o pesquisador fornece os nomes dos pré-candidatos, a vantagem de Caiado cresceu, com 33%; Perillo 18%; Mendanha 16%; Major Vitor Hugo (PL), Vanderlan e Wolmir com 8%, José Eliton (PSB), que desistiu de sua pré-candidatura, com 1% e Cíntia Dias (PSOL), Edigar Diniz (NOVO) e Helga Martins (PCB), 0%. Nulo ou branco com 4%.

Continua após a publicidade

Logo depois do ubista, aparece o nome do tucano Marconi Perillo (PSDB), seguido de Gustavo Mendanha (Patriota), que juntos somam 34%.

Apesar de continuar na liderança, a rejeição do atual governador saltou de 22% em 18 de fevereiro, para 35% atualmente. Considerando a margem de erro, Caiado empata com Perillo, que é rejeitado por 36% dos eleitores consultados.

Em sequência no índice de rejeição aparecem: Marconi (36%), Caiado (35%), Vitor Hugo (26%), Vanderlan (24%), José Eliton (24%), Wolmir Amado (23%), Mendanha (21%), Cíntia Dias (19%), Helga Martins (17%), Wolmir Amado (23%) e Edigar Diniz (13%).

O instituto ouviu 1.500 moradores de 29 cidades goianas nos dias 23 e 24 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da do levantamento é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número GO-02079/2022.

Oposição

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) tem trabalhado na busca de unidade entre lideranças da oposição a Caiado. O pessedebista busca diálogo com outras siglas e tem até o final das convenções partidárias, que serão realizadas até 5 de agosto, para consolidar os projetos.

Perillo considerava dobradinha com Mendanha contra o atual governador. No entanto, os planos foram por água abaixo, já que o PSDB enxerga uma estagnação do projeto mendanhista. Dentro do Patriota não há apoio para a aliança dos dois.

Metodologia

O instituto ouviu 1.500 moradores de 29 cidades goianas nos dias 23 e 24 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da do levantamento é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número GO-02079/2022. A divisão regional da pesquisa foi apresentada da seguinte forma: Goiânia – 22%, Entorno Distrito Federal – 19% (Luziânia / Águas Lindas De Goiás / Valparaíso de Goiás / Novo Gama / S.A. Do Descoberto /Formosa), Centro – 24%  (Anápolis / Aparecida De Goiânia / Bela Vista De Goiás / Senador Canedo / Trindade /Inhumas / Itaberaí / Goianésia), Sul – 22% (Rio Verde / Mineiros / Jataí / Catalão / Caldas Novas / Goiatuba / Itumbiara), Norte / Noroeste – 13% (Jussara / Goias / Uruaçu / Niquelândia / Porangatu / Novo Planalto / São Miguel Do Araguaia).

Veja Também