“Usaremos a credibilidade da OAB no combate às fake news”, diz advogado

Presidente da Comissão de Combate à Desinformação e Corrupção Eleitoral da OAB-GO, Samuel Balduíno falou sobre criação do projeto “Eleições de Fato”

Postado em: 31-05-2022 às 07h00
Por: Thauany Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: “Usaremos a credibilidade da OAB no combate às fake news”, diz advogado
Presidente da Comissão de Combate à Desinformação e Corrupção Eleitoral da OAB-GO, Samuel Balduíno falou sobre criação do projeto “Eleições de Fato” | Foto: Reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) criou o movimento Eleições de Fato. A iniciativa da Comissão Especial de Combate à Desinformação e Corrupção Eleitoral tem o intuito de acolher denúncias dos eleitores e divulgar conteúdos que servirão para identificar as fake news, um “fact checking” com carimbos como: falso, distorcido, exagerado, insustentável ou contraditório.

Além do site, a comissão promete criar um perfil no Instagram e um canal de WhatsApp, para compartilhar conteúdo e receber denúncias. O presidente da Comissão de Combate à Desinformação e Corrupção Eleitoral da OAB-GO, Samuel Balduíno, afirmou ao O Hoje que o site deve ser disponibilizado no início de julho. Mas o Instagram e WhatsApp serão lançados em 15 de junho. 

“Vamos atuar ativamente, criaremos canais de denúncias, checagem de informações  e de divulgação de conteúdo informativo, boa informação, no Whatsapp, Instagram e site. Pegaremos emprestado a credibilidade da OAB para auxiliar no combate à fake news e ilícitos eleitorais”, afirmou.

Continua após a publicidade

Balduíno explicou que haverá uma parceria com a Unievangélica para a checagem de fatos, com alunos da faculdade.  “Fizemos convênio com a universidade para que os alunos e professores de jornalismo nos auxiliem. Eles atuarão sob a supervisão da comissão”, disse.

O presidente da comissão destacou que o intuito é disponibilizar uma ferramenta de combate à desinformação com o que há à disposição. “O objetivo é enfrentar a desinformação e corrupção eleitoral com o que temos à nossa disposição, sem violar princípios constitucionais.  Assim, ao receber uma denúncia de corrupção eleitoral, faremos o encaminhamento ao Ministério Público eleitoral. Ao recebermos um pedido de checagem de informação, retornaremos com uma checagem pronta. Em todos os casos será dada uma resposta ao cidadão denunciante ou solicitante. Além de tudo isso, por esses canais, divulgaremos conteúdos informativos.

Lançamento

O projeto foi lançado na quinta-feira (26). Na ocasião, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, afirmou  que este é o “início de um valoroso trabalho, um marco inicial”. “É um desafio que teremos pela frente, mas que sejamos sempre suprapartidários, ou seja, depositando plena confiança que o trabalho da OAB-GO será isento, sério e célere”, disse.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Itaney Campos, ponderou que “a história nos mostra que os regimes autoritários não acolhem de bom grado a Justiça Eleitoral”. Ele afirmou que a OAB-GO é fundamental para liderar o movimento de fortalecimento do processo eleitoral. “Isto me tranquiliza”, pontuou. “Esta seccional terá um peso grande e será um parceiro essencial para que atinjamos o resultado que queremos: a vontade livre da escolha da população para seus governantes”, completou.

Veja Também