Secretário de Saúde entrega cargo após dizer que controla fila de cirurgia, em Luziânia

Divonei Oliveira de Sousa afirmou que não queria “gerar nenhum tipo de constrangimento ao prefeito Diego Sorgatto” após repercussão de áudio em que ele confessa que prioriza escolhidos no atendimento da rede pública

Postado em: 02-06-2022 às 09h53
Por: Thauany Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Secretário de Saúde entrega cargo após dizer que controla fila de cirurgia, em Luziânia
Divonei Oliveira de Sousa afirmou que não queria “gerar nenhum tipo de constrangimento ao prefeito Diego Sorgatto” após repercussão de áudio em que ele confessa que prioriza escolhidos no atendimento da rede pública | Foto: Reprodução

Uma servidora divulgou um áudio em que o secretário de Saúde de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, Divonei Oliveira de Sousa, diz que prioriza os escolhidos na ordem da fila de cirurgias da rede pública do município. Após a repercussão do caso, nesta quarta-feira (1º), o então titular da pasta entregou o cargo e publicou uma nota em que alega “excesso verbal” e que não gostaria de “gerar nenhum tipo de constrangimento ao prefeito Diego Sorgatto”.

As declarações foram feitas durante uma reunião com a diretora do Hospital Municipal do Jardim Ingá, Enilda Meireles, e a servidora responsável pela gestão da agenda das cirurgias e consultas. Na gravação, o secretário ainda fez retaliação à funcionária pública que discordou da conduta dele. “Se tem 10 cirurgias de vesícula, eu faço oito e duas eu faço de acordo com o processo. Isso faz parte do jogo”, disse em um trecho. “Você não vai ficar mais na marcação de consulta. Quem define sou eu. Se você não está concordando, isso não é problema meu”, afirmou, em referência a servidora.

Na noite de quarta-feira, Divonei Oliveira publicou uma carta direcionada à população.“Em relação aos áudios divulgados: o que ocorreu foi um excesso verbal dentro de uma discussão acalorada com uma servidora que, tirada do contexto, pode sugerir interpretações equivocadas. Mas que não configura, em nenhum momento, erro ou irregularidade de minha parte ou por parte da secretaria de saúde”, defendeu.

Continua após a publicidade

Conforme o ex-secretário, ele deixou o cargo para proteger a imagem do prefeito de Luziânia. Procurado pela reportagem, o chefe do executivo do município, Diego Sorgatto, não comentou o assunto.

“Para não gerar nenhum tipo de constrangimento ao prefeito Diego Sorgatto, por quem tenho o maior respeito e admiração por seu histórico de vida e trabalhos realizados em prol da população, e para que não surja nenhum tipo de ilação sobre possível interferência de minha parte na sindicância que está sendo aberta para apurar os fatos, resolvi entregar o cargo e me desligar da secretaria até que as apurações sejam concluídas. Decisão esta que já comuniquei ao prefeito de Luziânia”, afirmou o ex-secretário.

A prefeitura de Luziânia afirmou que “será instaurada imediatamente uma sindicância para apurar a existência de alguma irregularidade e assim tomar providências cabíveis”. A 6ª Promotoria de Justiça de Luziânia apura o caso.

Leia nota na íntegra

“Em função dos últimos fatos relacionados à secretaria de saúde, gostaria de esclarecer alguns pontos à população de Luziânia.

1) Durante minha gestão à frente da secretaria de saúde, nunca houve nada de errado no tocante à regulação de cirurgias ou em nenhuma outra área. Até pelo compromisso que tenho com Deus, com minha família, com a população de Luziânia e com o prefeito, que é uma pessoa séria e honrada, sempre agi da forma mais correta possível.

2) Em relação aos áudios divulgados: o que ocorreu foi um excesso verbal dentro de uma discussão acalorada com uma servidora que, tirada do contexto, pode sugerir interpretações equivocadas. Mas que não configura, em nenhum momento, erro ou irregularidade de minha parte ou por parte da secretaria de saúde.

Apesar disso, para não gerar nenhum tipo de constrangimento ao prefeito Diego Sorgatto, por quem tenho o maior respeito e admiração por seu histórico de vida e trabalhos realizados em prol da população, e para que não surja nenhum tipo de ilação sobre possível interferência de minha parte na sindicância que está sendo aberta para apurar os fatos, resolvi entregar o cargo e me desligar da secretaria até que as apurações sejam concluídas. Decisão esta que já comuniquei ao prefeito de Luziânia.

Por fim, quero agradecer todas as manifestações de apoio que recebi nesses últimos dias e reafirmar que, durante todo o período que estive à frente da secretaria de saúde, me dediquei para realizar o melhor trabalho possível, que tem configurado uma melhoria visível no atendimento da saúde em Luziânia e no Distrito do Jardim Ingá”.

Veja Também