Goianos aprovam gestão Caiado no quesito Saúde, Segurança, Educação e Infraestrutura

Às vésperas do período eleitoral, o que se constata, depois de quase quatro anos de um governo encabeçado por Ronaldo Caiado (UB), é uma resposta positiva das ruas

Postado em: 07-06-2022 às 09h10
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Goianos aprovam gestão Caiado no quesito Saúde, Segurança, Educação e Infraestrutura
Às vésperas do período eleitoral, o que se constata, depois de quase quatro anos de um governo encabeçado por Ronaldo Caiado (UB), é uma resposta positiva das ruas | Foto: Divulgação

O termômetro de um governo só pode ser aferido a partir da percepção de seu povo sobre setores cruciais da sociedade. O Estado, em tese, deve servir ao cidadão, ao contribuinte que sustenta e financia a máquina pública. Mas nem sempre é o que acontece. 

Em Goiás, e no Brasil, temas como Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura são tidos como pilares de sustentação de qualquer gestão. Por esse motivo são, tradicionalmente, os pontos mais observados no que diz respeito à administração pública. 

Às vésperas do período eleitoral, o que se constata, depois de quase quatro anos de um governo encabeçado por Ronaldo Caiado (UB), é uma resposta positiva das ruas. Pensando em traçar, numericamente, esse diagnóstico, o Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado, FoxMappin, foi à campo entre os dias 28 a 31 de maio para avaliar a percepção dos goianos acerca de cada um desses temas.

Continua após a publicidade

Dentre os quatro ‘pilares’ pontuados, o governo é melhor avaliado na Segurança Pública. Isso porque mais da metade da população goiana (53,56%) considerou os últimos três anos ótimos ou bons nesse quesito. Outros 26,67% consideraram regular. 17,47% disseram ter sido ruim ou péssimo. Outros 2,30% não souberam responder ao questionamento. 

Na Saúde, outro ponto crucial, senão mais importante, o resultado também foi positivo para o governo. Exatos 44,02% do eleitorado considerou a gestão Caiado ótima ou boa para esse segmento. Outros 31,38% avaliaram como regular. Ruim ou péssimo reuniram 22,53% das respostas. 2,07% não souberam responder ou preferiram não opinar sobre o assunto. 

No ranking dos pontos mais bem avaliados, a Educação fica em terceiro lugar. Ao serem questionados sobre o assunto, 39,66% dos entrevistados consideraram a Educação em Goiás ótima ou boa nos últimos três anos. A fatia que avaliou como regular corresponde a 29,89% dos consultados. 26,67% consideraram ruim ou péssima e pouco mais de 3% não soube o que dizer quando questionados. 

Por fim aparece a Infraestrutura. O resultado positivo foi um pouco mais tímido quando comparado com a Educação, porém, com um estreito diferencial. Neste ponto, a gestão Caiado foi avaliada como ótima ou boa por 36,09% dos goianos. Mais de 30% consideraram a atuação frente à infraestrutura regular (30,46%). Os que responderam ruim ou péssimo correspondem a 29,54%. Quase 4% (3,91%), por sua vez, não responderam. 

Pesquisa

O levantamento foi realizado entre os dias 28 a 31 de maio de 2022, com o objetivo de consultar a população sobre o desempenho do Governo. O universo desta pesquisa abrange residentes em todas as regiões do estado. 

Para a aferição dos indicadores, foi utilizada uma amostra de 870 entrevistados, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária acima de 16 anos, nível de escolaridade e amostra proporcional da população dos municípios. 

O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais, telefônicas, além de formulário digital enviado a grupos segmentados. O nível de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro desejado de 3,32% para os resultados.

Veja Também