“Lula e Alckmin ajudarão candidatura em Goiás”, diz Suplicy que tem agenda em Goiânia

Postado em: 09-06-2022 às 08h41
Por: Francisco Costa
Ex-senador participa de audiência pública sobre renda básica cidadã, na Assembleia Legislativa de Goiás | Foto: Jefferson Rudy

O ex-senador e vereador com mandato em São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) – que são pré-candidatos ao Planalto – criam uma perspectiva positiva que vai ajudar a candidatura da federação (PT, PV e PCdoB) em Goiás. Vale citar, o petista tem agenda em Goiânia, nesta sexta-feira (10).

Na capital, o ex-senador participa de uma audiência pública sobre a renda básica cidadã. O evento ocorre às 14h, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Na ocasião, participam o vereador da capital, Mauro Rubem (PT) – que também foi quem fez o convite a Suplicy –, e a deputada estadual Adriana Accorsi (PT). O encontro será no auditório 2 da Alego.

Vale citar, o vereador por São Paulo é autor da Lei Suplicy, enquanto senador (PLS 266/2001). A matéria instituiu a renda básica cidadã. O programa é uma garantia para que o cidadão alcance suas necessidades básicas, como o próprio nome diz, por meio de uma quantia em dinheiro.

Convite e PT

O vereador por São Paulo lembra que teve muitos diálogos virtuais com Mauro e Adriana, durante as campanhas de ambos. “Então, fiquei muito contente de terem me convidado para falar desse projeto que tanto acredito”, declarou ao Jornal O Hoje. Na ocasião, Eduardo Suplicy também pretende se encontrar com o pré-candidato do PT, o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PT-GO), Wolmir Amado.

No sábado (11), destaca-se, ocorre o encontro estadual do PT. Na ocasião, o partido deve indicar seu pré-candidato à federação. A expectativa é que haja consenso. Originalmente, a reunião seria dia 28 de maio. 

Quanto ao atraso e possíveis prejuízos em uma pré-campanha e campanha, o visitante não vê problemas. “Se para definição da candidatura foi necessário uma melhor reflexão de todos e todas as companheiras… O importante é que cada cidadão de Goiás venha a ter a oportunidade de conhecer a história e proposta de cada um dos candidatos a governador e Senado”, avalia.

Lula-Alckmin

Questionado sobre a composição Lula-Alckmin, que recebeu críticas da esquerda, inclusive, de membros do PT, Suplicy segue em outra via. “Durante os 24 anos que fui senador, em diversas oportunidades tive relação de construção e respeito com o governador Alckmin.”

Ele afirma que, entre os dois – ele e o vice de Lula –, sempre houve uma atitude de respeito. “Então, achei bem-vinda a escolha do presidente Lula. [Alckmin] É uma pessoa séria, de enorme experiência na administração pública.”

Audiência Pública

Sobre a audiência, Suplicy diz que falará sobre a renda básica cidadã, mas também colocará a importância de instrumentos de política econômica que possam elevar o grau de justiça social, bem como ferramentas nas áreas de educação e na saúde para garantir oportunidades. Ele também adianta que defenderá chances de microcréditos e de modalidades diferentes de transferência de renda.

“Prover mais e dar mais oportunidades de microcréditos, mesmo aqueles sem patrimônio, contribuem para a realização de atividades produtivas, permitindo um empréstimo fácil de se pagar em 12 ou 24 vezes”, elucida.

“Líder histórico”

Mauro Rubem, responsável pelo convite a Suplicy, diz que o debate sobre a “Lei Suplicy” é importante para o atual cenário brasileiro. “A vinda de Suplicy a Goiânia fortalece o debate da renda básica de cidadania, que tem se mostrado fundamental na atual conjuntura de miséria crescente no Brasil. Ao inserirmos os mais vulneráveis no orçamento público damos passos importantes em direção a uma sociedade mais justa e igualitária”, pontua.

Ainda segundo ele, a presença do líder histórico do PT em Goiás auxilia no alinhamento do “projeto de futuro que estamos construindo para Goiás em sintonia com o programa defendido por Lula e Alckmin nestas eleições”. Vale citar que Rubem defende o nome do pré-candidato ao governo do PT, Wolmir Amado, junto com Cintia Dias (Psol) e Denise Carvalho (PCdoB) para construção de uma chapa em Goiás. Ele acredita, inclusive, que a experiência de Suplicy contribuirá para amadurecer esse debate. 

Suplicy lança livro em Goiânia

O ex-senador Eduardo Suplicy também estará em Goiânia para lançar seu livro: “Um Jeito de Fazer Política”. O lançamento ocorre às 19h, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, na Praça Universitária. 

Vale citar, a obra tem prefácios de Eduardo Boff e Mano Brown. Já o texto, que tem a colaboração de Mônica Dallari (jornalista da Folha de S. Paulo), revela um pouco da trajetória de Suplicy e a visão de mundo do ícone petista.

Mônica também estará no evento. Na ocasião, os presentes poderão fazer perguntas e autografar os exemplares.

Compartilhe: