Quinta-feira, 28 de março de 2024

Comissão aprova projeto que libera propaganda de armas de fogo

Autorização abrangerá peças publicitárias em veículos de comunicação e na internet.

Postado em: 10-06-2022 às 11h34
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Comissão aprova projeto que libera propaganda de armas de fogo
Autorização abrangerá peças publicitárias em veículos de comunicação e na internet. | Foto: Reprodução

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 5417/20 de autoria do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) que permite que produtores, atacadistas, varejistas, exportadores e importadores de armas de fogo, acessórios e munições veiculem peças publicitárias em veículos de comunicação e na internet.

A medida abrange ainda instrutores de tiro desportivo, instrutores de armamento e de tiro credenciados para aplicação de teste de capacidade técnica, clubes, escolas e estandes esportivos de atiradores, colecionadores e caçadores.

Foi aprovado o parecer do deputado Capitão Derrite (PL-SP) favorável ao projeto. “Permitir que sejam veiculadas peças publicitárias que contenham imagens de arma de fogo não só não estimula qualquer prática criminosa, como contribui para a liberdade de informação e instrução populacional”, afirmou o parlamentar.

Continua após a publicidade

Inicialmente, o deputado Eli Corrêa Filho (União-SP) havia apresentado parecer contrário ao projeto, que foi rejeitado pela comissão. Para o parlamentar, “a promoção da venda de armas gerará um impulso consumista em pessoas não habilitadas e com pouco preparo para a compra de armas de fogo”.

Eli Corrêa Filho lembrou que, atualmente, a publicidade de armas é proibida pelo Estatuto do Desarmamento, com previsão de multa de R$ 100 mil a R$ 300 mil para as empresas de produção ou comércio de armamentos que realizarem publicidade para vendas, exceto nas publicações especializadas.

Veja Também