Iris fala do legado que deixa ao Parlamento

Em entrevista, o prefeito de Goiânia conta fatos de sua carreira política, que teve início na década de 1960, quando se elegeu vereador

Postado em: 04-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris fala do legado que deixa ao Parlamento
Em entrevista, o prefeito de Goiânia conta fatos de sua carreira política, que teve início na década de 1960, quando se elegeu vereador

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado (PMDB), em entrevista à TV Assembleia, para o Programa Memorial do Legislativo fala do legado que deixou para o Poder Legislativo estadual, conta fatos de sua carreira política, que começou na década de 1960, com sua eleição para vereador, elegendo-se depois prefeito, deputado estadual, governador de Goiás e senador da República. Também comandou os Ministérios da Agricultura e de Justiça.

Iris Rezende responde as perguntas também sobre a passagem dele pelo Ministério da Agricultura, bem como pelo Ministério da Justiça. Relata detalhes de como foi convidado pelo presidente José Sarney para assumir o Ministério da Agricultura, onde permaneceu por quatro anos, ou seja, de 1º de fevereiro de 1980 a 3 de dezembro de 1990. Nesse período, conclamou os produtores a plantar com a garantia do Governo e acabou sendo aclamado Ministro das Supersafras.

Continua após a publicidade

O ex-presidente da Assembleia Legislativa enfatizou o “profundo respeito” que tem pela instituição Poder Legislativo estadual. Lembra que em 31 de março de 1964 começou o período da Ditadura Militar e que, alguns dias depois, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa. “Ninguém tem mais respeito que eu por essa Casa de Leis, porque nela recebi o devido apoio para seguir carreira política e ser eleito Governador de Goiás por duas vezes”, frisou.

Iris conta como introduziu o mutirão na política, enfim detalha fatos curiosos de sua bem-sucedida carreira política. Faz avaliação do atual momento político por que passa o país. E afirma que o poder nunca subiu à sua cabeça. Ele conta que lê um verso da Bíblia e faz oração de joelho antes de se deitar.

Veja na íntegra a entrevista de Iris Rezende no canal aberto 61.2 ou no canal 8 da Net ou ainda acessando o Portal da Assembleia no ícone da TV Assembleia. A entrevista também pode ser vista através do Memorial do Legislativo que fica no Portal da Assembleia. 

Veja Também