Quinta-feira, 28 de março de 2024

Câmara de Trindade instala comissão para investigar vereador

A Câmara de Trindade instalou, na noite de quarta-feira (15), uma comissão para investigar o vereador Edson Cândido (PDT), acusado de orientar

Postado em: 17-06-2022 às 08h19
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara de Trindade instala comissão para investigar vereador
Parlamentar teria orientado acusado de estupro a alegar ser gay, enquanto advogado

A Câmara de Trindade instalou, na noite de quarta-feira (15), uma comissão para investigar o vereador Edson Cândido (PDT), acusado de orientar um suspeito de estupro a alegar a ser gay, enquanto advogado. A Casa recebeu representação da jornalista e moradora da cidade Elissandra Carlos Hans, por quebra de decoro parlamentar contra o parlamentar.

Em relação a comissão, ela será composta pelos vereadores Dyego Marques, Baiano do Esporte e Wender Bodin. Eles foram escolhidos por sorteio. O colegiado tem 90 dias para concluir os trabalhos, a contar da notificação do investigado. Enquanto ocorre a apuração, Edson permanece no cargo.

A investigação ocorre por causa de um áudio do vereador e advogado que circulou nas redes sociais. Ele teria dito: “Cara, o único jeito de você sair agora é dizer que você virou ‘viado’ (sic), você é gay.”

Continua após a publicidade

A vítima seria uma adolescente de 14 anos. “Você viu o tamanho da mulher? Ela foi ouvida. A mulher é gigante, pelo pai dela tinha levado ferro”, continua o áudio. “Pega uma menina de 14 anos e você fala que ela é ingênua, não (sic).”

Ainda na gravação, ele cita que a promotora e a juíza aceitaram a tese. “Para o senhor ver. Foi tão bem aceita a minha tese que a promotora foi comigo, a promotora e a juíza.”

O Hoje procurou o Edson para comentar o ocorrido por telefone. A informação da secretária dele era que ele estava em viagem com a família e retornaria na segunda-feira (20).

Na segunda-feira (13), a Câmara emitiu nota sobre o caso:

“Diante das notícias veiculadas na imprensa local e regional acerca do posicionamento adotado pelo Vereador Dr. Edson em sua atuação profissional na Advocacia Criminal, a Câmara Municipal de Trindade informa que tomou conhecimento dos fatos e adotará as medidas cabíveis para apurar a veracidade e a eventual irregularidade na conduta do Membro do Parlamento local. A Comissão de Ética se reuniu na manhã desta segunda-feira (13/06) para tratar da matéria e as ações a serem tomadas, caso apurada a ilicitude da conduta do Edil em relação às competências, atribuições e responsabilidades perante o mandato eletivo.

A Câmara Municipal de Trindade, entretanto, como Poder Legislativo e Órgão Fiscalizador, mantém respeito às instituições e aos cidadãos, ao devido processo legal e ao Estado Democrático de Direito. Nenhuma medida será tomada sem respeitar os direitos e garantias individuais e sem passar pelo crivo da isenta apuração e responsabilização.”

Veja Também