Quinta-feira, 28 de março de 2024

”O PSC vai continuar com Caiado, assim como Luiz do Carmo”, diz presidente da sigla

Presidente do PSC assegura permanência de Luiz do Carmo na base

Postado em: 17-06-2022 às 09h03
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: ”O PSC vai continuar com Caiado, assim como Luiz do Carmo”, diz presidente da sigla
Presidente do PSC assegura permanência de Luiz do Carmo na base | Foto: Reprodução

Conforme revelado pelo O HOJE na coluna Xadrez da última quinta-feira (16/6), o senador Luiz do Carmo ainda tem como principal desafio a conquista de um ninho. Na tentativa de encontrar uma chapa para as eleições deste ano, o político tem flertado nas últimas semanas com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), cujo destino é ainda mais incerto. Isso porquê Marconi, adversário histórico de Ronaldo Caiado e diferentemente dos demais, poderia obrigá-lo em um eventual projeto de retorno ao governo. Mas o presidente do partido ao qual Luiz do Carmo é filiado — e irmão do político — foi cirúrgico ao comentar o assunto: “O PSC vai continuar com Caiado, assim como Luiz do Carmo”. 

Em conversa com a reportagem, Eurípedes lembrou que o partido ajudou a eleger o atual governo e que lutará com a mesma força para torná-lo reeleito. Sobre a possível aproximação de seu irmão com o ex-governador tucano, Eurípedes disparou sem titubear: “Isso aí é conversa. Eu não acredito nessa possibilidade. Ela é muito pequena. Nós estamos com o Caiado. Claro que ele [Luiz do Carmo] vai lutar para que viabilize sua candidatura junto à base do Caiado. Para isso é que fazem todos os tipos de conversações. Isso aí é mera especulação”.

Vale lembrar que Carmo, o senador, já declarou que buscará um lugar “que o queira” e descartou em entrevista à imprensa local a possibilidade de se lançar na disputa sozinho, ou seja, com candidatura independente. “Nem temos tantas chapas assim. O que sobraria? Apenas uma possível candidatura do ex-governador Marconi, caso venha. Nós vamos ter que encontrar uma saída na base do governador. E vamos achar. Política é a arte de dialogar, conversar”, rebateu o irmão do senador e presidente do partido.

Continua após a publicidade

Questionado sobre a possibilidade do governador decidir apoiar um candidato de outro partido político e escantear os demais nomes da base, dentre eles o de Carmo, Eurípedes disse que não haveria chateação. E justificou dizendo que tudo dependeria “da forma”. “É a forma com que isso for feito que vai dizer. O PSC sabe da força que tem e da contribuição que podemos dar. Agora, se surgir um nome que efetivamente vá contribuir mais com o governador em termos de votos não há porque ficar chateado”. 

“Agora, se caminhar para um nome que não tenha densidade eleitoral, que não tenha o número de votos que o PSC pode oferecer ao governador, aí com certeza vai haver alguma dificuldade, um resquício. Mas se tudo for feito dentro da normalidade, olhando para o potencial de votos e a força política de cada um e a definição partir disso, com certeza não haverá dificuldade”, pontuou o presidente que assegurou, por fim, que o partido está coeso e permanece como aliado de Ronaldo Caiado. 

Contexto

Luiz Carlos do Carmo foi eleito sob as asas de Ronaldo Caiado nas eleições de 2014. O político ganhou musculatura depois que o titular deixou a cadeira ao sair vitorioso da disputa pelo governo goiano. Diferentemente do que imaginava, chegada a hora de brigar pela permanência, Carmo não tem, agora, o apoio de seu antigo parceiro. Reza a lenda que o governador havia firmado o compromisso de apoiar seu suplente na disputa deste ano. Contudo, o cenário se mostra bem aquém do esperado.

Há quem diga que a busca incessante do senador por espaço pode colocá-lo, inclusive, ao lado do principal adversário de Caiado: o tucano Marconi Perillo. “Estão tentando uma composição”, assegura uma fonte do alto escalão em entrevista ao O HOJE. A possível aproximação se deve, em partes, pela insatisfação de uma ala da Assembleia de Deus com Caiado que “rifou” a vaga de senador em sua chapa. 

Veja Também