Para Bolsonaro, Petrobras pode “mergulhar o Brasil num caos”

Declaração do presidente é reação a possibilidades de novos reajustes nos preços dos combustíveis, esperado para esta sexta-feira (17/6).

Postado em: 17-06-2022 às 09h13
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Para Bolsonaro, Petrobras pode “mergulhar o Brasil num caos”
Declaração do presidente é reação a possibilidades de novos reajustes nos preços dos combustíveis, esperado para esta sexta-feira (17/6). | Foto: Reprodução

Com a expectativa do anúncio de um novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta sexta-feira (17/6), que a Petrobras pode “mergulhar o Brasil num caos”. E utilizou a greve dos caminhoneiros em 2018, que provocou aumento nos preços e desabastecimento, como exemplo.

Bolsonaro disse que o governo federal, como acionista, é contra qualquer reajuste nos combustíveis, e voltou a falar em “lucro exagerado” da petroleira em plena crise mundial.

Na última quinta-feira (16), o Conselho de Administração da Petrobras aprovou, em reunião extraordinária, o aumento do preço da gasolina e do diesel. O encontro que decidiu o reajuste aconteceu durante o feriado, em convocação de emergência. Os valores devem ser anunciados nesta sexta.

Continua após a publicidade

O reajuste na gasolina ocorre após quase 100 dias, enquanto o diesel teve um reajuste nos valores 37 dias atrás. Segundo a Associação Brasileira dos Importadores e Combustíveis (Abicom), a defasagem em relação ao combustível no mercado externo é de até 18% no diesel e de 14% na gasolina.

Veja Também